Nesta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Saúde do Estado, aconteceu a reunião da Comissão Intergestores Bipartite-CIB. Na ocasião, a Secretária Zilda Cavalcanti fez a abertura e o encontro seguiu sendo conduzido pelo presidente Conselho de Secretarias Municipais de Saúde-COSEMS PE, Artur Belarmino.
Em sua fala inicial, a gestora da pasta deu um panorama atual da sazonalidade pediátrica e das providencias tomadas até este momento, como a ampliação de 263 leitos de UTI abertos para atender o período de sazonalidade. “Os pacientes pediátricos que hoje aguardam em fila de UTI ou de enfermaria não estão desassistidos. Seguimos trabalhando e cuidando. Aumentamos o valor da diária da UTI, solicitamos à Alepe o aumento do plantão extra, capacitamos mais de 1mil profissionais de saúde, tudo isso para que assim possamos melhorar a assistência de ponta a ponta do estado de Pernambuco”, contou Zilda.
A reunião seguiu com um apontamento de Artur Belarmino, presidente do COSEMS PE, no qual ele reforça a importância desses encontros. “A parceria da SES com o COSEMS estreita e fortalece as relações do município com o estado. E é nisso que temos que focar, nos planos e ações estratégicas que façam a saúde pública progredir”, pontuou.
Na sequência, foi falado a respeito da nova proposta de Regionalização dos Cerest em Pernambuco, que pleiteia um Cerest por Região de Saúde do Estado para garantir cobertura de saúde do trabalhador em todas regionais de saúde. Outro tema de pactuação foi a implantação de novos programas de residência multiprofissionais de saúde, de forma regionalizada, totalizando na abertura de 43 vagas para novos residentes, descentralizando a formação em todo o estado. Foi também pactuado a Inclusão de três novos municípios (Igarassu, Bom Conselho e Riacho das Almas) no Plano Nacional de redução de fila de cirurgias eletivas.
No momento seguinte, houve a apresentação “Situação de monitoramento repasse financeiro da SES para os municípios (SAMU, PEFAP,Farmácia e HPP)”, finalizando com os informes: 1. Portaria de Atenção Ambulatorial Especializada, 2. Contrapartida estadual do PEFAP, 3. Orientações sobre a inclusão de informações referentes às anomalias congênitas na Declaração de Nascido Vivo (DNV), 4. Atualização sobre municípios pendentes na entrega do Plano de Contingência de Vigilância de Populações Expostas a Riscos de Desastres, 5. Doses de vacinas retidas – relatório enviado pelo MS. 6. Panorama das Arboviroses, com destaque para a confirmação do caso de Oropouche no Estado de Pernambuco.