
A programação da tarde do 77º Encontro do COSEMS-PE seguiu com a mesa “E-SUS na Assistência Farmacêutica: Monitoramento do Projeto Piloto em Pernambuco”, coordenada por Humberto Antunes, Assessor Técnico do COSEMS-PE. O momento reuniu gestores municipais e estaduais para apresentar experiências, desafios e estratégias relacionadas à implantação do novo sistema de assistência farmacêutica.

Participaram como palestrantes Jean Sá, Coordenador Estadual da Assistência Farmacêutica da SES-PE; Pedro Honorato, Gerente da Assistência Farmacêutica de Jaboatão dos Guararapes; e Thiago Muniz, Gerente da Assistência Farmacêutica de Ipojuca. Os gestores discutiram o processo de migração de sistemas, o monitoramento das informações e o impacto da nova ferramenta para a qualificação do cuidado.

Durante o debate, Pedro Honorato destacou a relevância do tema e o impacto do novo sistema na rede de atenção. “Foi muito importante essa noite, essa última mesa, que relatou um dos temas mais importantes do SUS hoje em dia que é a questão da assistência farmacêutica. Falamos da implantação do novo sistema, que traz uma sustentabilidade na rede de atenção com a implantação desse novo sistema. Então é muito importante a interação, a implantação dessas agendas da ciência farmacêutica dentro do gabinete dos secretários para que a gente consiga avançar cada vez mais no âmbito da ciência farmacêutica”, pontuou.
Já Thiago Muniz ressaltou o papel do COSEMS-PE na articulação com os municípios. “Iniciativa do COSEMES-PE de trazer essa pauta farmacêutica, que é uma novidade do Ministério da Saúde para todos os municípios. Já é a segunda vez esse ano que o COSEMS-PE traz essa temática, dando uma importância imensa para que todas as secretarias de saúde possam começar o trabalho de migração do sistema Hórus ou de outro sistema que utilizem para esse novo sistema que o Ministério está aportando. Nós, junto aos municípios, vamos caminhando para que isso se torne uma realidade”, falou.
O coordenador estadual Jean Sá reforçou a urgência do debate e a necessidade de fortalecer a rede. “Esse tema é muito forte. Ele é um tema hoje muito atual e que a sociedade clama. Então, a mesa já é rica pelo tema. Mas foi muito importante que, de forma prévia e cada vez mais antecipada, a gente esteja trazendo esse debate junto aos secretários municipais de saúde para fortalecer a infraestrutura da sua rede. O COSEMS-PE está de parabéns por ser mais uma vez pioneiro, debatendo o assunto e trazendo essa realidade que hoje vive Pernambuco”, disse.
Encerrando o primeiro dia do encontro, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a relevância das discussões realizadas. “E chegamos ao fim do primeiro dia do 77º Encontro do COSEMS, que está sendo realizado aqui na cidade de Garanhuns. Hoje discutimos temas relevantes para a saúde pública municipal do estado de Pernambuco. Começamos o dia com o programa ‘Aqui Tem Especialistas’, com foco na operacionalização das OCI’s. Logo após, passamos para a saúde digital, um tema bastante pertinente e muito bem trabalhado no estado. Tivemos ainda uma mesa sobre políticas públicas LGBTQIA+ e da população negra. E, para finalizar o dia, concluímos com uma mesa sobre assistência farmacêutica. O COSEMS-PE vem trazendo todas essas discussões para fundamentar a operacionalização da saúde pública em Pernambuco, em nível municipal, para gestores e técnicos presentes”, finalizou.