Representantes do COSEMS-PE reuniram-se, nesta terça-feira (12.09), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ranilson Ramos, na sede da instituição, no bairro da Boa Vista. Na pauta, a proposta de parceria para uma análise aprofundada da cobertura vacinal em Pernambuco e o papel dos municípios.

COSEMS-PE e TCE vão compartilhar dados sobre cobertura vacinal em Pernambuco
COSEMS-PE e TCE vão compartilhar dados sobre cobertura vacinal em Pernambuco

De um lado, o TCE revelou dados inéditos de uma fiscalização nos 184 municípios pernambucanos para avaliar a execução do Programa Nacional de Imunização (PNI), que garante acesso gratuito do cidadão às vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. Já o COSEMS-PE apresentou uma nota técnica que expôs as experiências vivenciadas nos municípios por meio do Projeto ImunizaSus.

Durante 40 dias, as equipes de auditoria do Departamento de Economia e Saúde e de Controle Externo Regional do TCE visitaram 1.662 unidades básicas de saúde em todos os municípios, observando itens como equipamentos, estrutura física, armazenamento de vacinas e profissionais envolvidos. Embora, resultados preliminares tenham sido divulgados na imprensa, os técnicos do tribunal observaram que ainda há muito trabalho a ser feito. No momento, estão consolidando relatórios individuais por município e fechando os números globais do levantamento, cujo resultado será encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado.

“Abrimos um canal de diálogo muito importante com o TCE”, destacou Artur Amorim, presidente do Cosems-PE. “Como resultado, poderemos ajudar os gestores municipais a cumprir as determinações sobre a cobertura vacinal e, principalmente, melhorar o atendimento à população, que é o objetivo de todos nós”, complementou.

As duas instituições acertaram que trabalharão em conjunto com o objetivo de dar suporte aos municípios no intuito de corrigir eventuais problemas identificados pelo TCE. Até o começo de outubro, técnicos do TCE e Cosems-PE voltam a conversar – desta vez na sede do Conselho – para analisar os resultados da pesquisa e definir encaminhamentos sobre a cobertura vacinal envolvendo não apenas os municípios, mas também o estado e o Ministério da Saúde.