Por Maria Clara Albuquerque

Na manhã da última quarta-feira (15), ocorreu a audiência pública para debater sobre O Abastecimento de Medicamentos na Farmácia do Estado de Pernambuco, como Política Pública do Cidadão. A ação aconteceu no Plenarinho I, situado no Edifício Miguel Arraes de Alencar, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e foi uma realização da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular e do deputado estadual William Brígido.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) participou do debate, representado pela secretária Municipal de Saúde de Paulista e membro da Diretoria Executiva, Fabiana Bernart. A proposta da audiência foi discutir as dificuldades de acesso dos pacientes a medicamentos da Farmácia do Estado de Pernambuco. Estavam presentes, na ocasião, representantes do Tribunal de Contas, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Ministério da Saúde e deputados.

O COSEMS-PE demonstrou solidariedade aos pacientes e posição favorável à organização dos processos da Assistência Farmacêutica não deixando de mencionar situações agravantes, no cenário da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), que contribuem para tais consequências. “Estamos num processo de subfinanciamento do SUS e isso pode gerar consequências, ainda, mais severas para os pacientes. Por isso, em nome dos secretários municipais de Saúde e na frente dos órgãos de controle e dos deputados, eu solicitei que eles buscassem novas instâncias para que a gente começasse a discutir saúde e a ampliação do seu financiamento. Se isso não for um ponto de pauta, teremos problemas futuros ainda maiores que poderão impactar nos pacientes de forma muito mais abrangente”, diz Fabiana Bernart.