O Conselho de Secretarias Municipais de Pernambuco – COSEMS/PE celebra, nesta terça-feira (22.08), 36 anos de trabalho pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Atuando junto aos secretários municipais do setor, Secretaria de Saúde Estadual, demais conselhos e ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Cosems/PE se fortaleceu, ao longo desses anos, como uma entidade autônoma, independente e suprapartidária, com foco nas pautas propositivas para que os municípios sejam os protagonistas na discussão e pactuação de políticas públicas de saúde.

“O SUS é de todos e para todos. Seguindo forte nessa premissa, trabalhamos incansavelmente para a construção de ações que possibilitem este direito constitucional, que é o de acesso à saúde, sempre com discussões coletivas com os gestores de Saúde de todos os 184 municípios pernambucanos”, reforça o presidente do Conselho estadual, Artur Belarmino, eleito recentemente para a 2ª vice-presidência do Conasems no Nordeste.

Com um quadro técnico robusto e experiente, o COSEMS-PE, através da representatividade do seu presidente, da Diretoria Executiva, Diretoria Executiva Ampliada, Conselho Fiscal e Comissão Intergestores Bipartite (CIB), Assessoria Técnica, apoiadores e todos os envolvidos na melhoria da Saúde Pública segue cada vez mais forte num setor fundamental, que hoje recebe mais de 70% da população brasileira. E viva o SUS!