O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) celebra a adesão dos 184 municípios do Estado mais a Secretaria de Saúde (SES PE) ao Programa SUS Digital. Esse feito, deixa uma marca de 100% de engajamento ao Programa, registrando mais uma etapa rumo a transformação digital da saúde pública em Pernambuco.

Com a primeira fase concluída, o próximo passo é a publicação, por parte do Ministério da Saúde, da portaria com a Homologação dos valores pactuados e do Índice Nacional de Maturidade de Saúde Digital. “Já temos muito o que comemorar com essa adesão de 100%. Agora, nesse segundo momento, os municípios responderão a um questionário que será aplicado pelo Ministério da Saúde e servirá como instrumento para o Índice Nacional deMaturidade de Saúde Digital. A partir dos resultados, terá início a terceira fase, na qual será elaborado um plano de ação pelos municípios, a nível MACRORREGIONAL”, afirmou Severino Catão, Representante do COSEMS-PE no GT de Saúde Digital do CONASEMS.

Ao celebrar esse feito, o presidente Artur Belarmino, do COSEMS/PE, destaca a importância desse passo rumo à modernização dos serviços de saúde. “A adesão completa ao Programa SUS Digital demonstra o empenho conjunto em utilizar a tecnologia para aprimorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população pernambucana”, ressalta o presidente.

O Grupo de Trabalho Tripartite em Saúde Digital e Informações em Saúde segue apoiando e dando suporte aos munícipios, em todas as fases do programa. Formado pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, NEMS; Secretária de Saúde de Pernambuco, SES/PE e COSEMS/PE, o GT tem como propósito “Inserir o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) aplicadas à saúde, da Telessaúde, das informações em Saúde e dos serviços digitais nos fluxos assistenciais, no âmbito do SUS”.

Programa SUS Digital

O Programa SUS Digital foi desenvolvido pelo Governo Federal e tem por objetivo geral promover a transformação digital no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS para ampliar o acesso da população às suas ações e serviços, com vistas à integralidade e resolubilidade da atenção à saúde.