Conselho parabeniza os municípios e destaca a importância de atingir esse percentual sem deixar nenhum município de fora
O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Cosems-PE, começa a semana celebrando e parabenizando os municípios do estado por terem alcançado 100% quanto ao preenchimento do INMSD, que mede o índice de maturidade digital.
Para Artur Belarmino, presidente do Cosems-PE, essa adesão de 100% é de extrema importância, uma vez que ajuda a melhorar os processos de trabalho, inclusive com conectividade, ampliando tecnologias como a telesaúde, telemedicina, exames via serviços online, e etc.
“Adesão de 100% no INMSD, isso é maturidade digital. É assim que conseguimos entender como é que está o processo e qualidade da informatização em todas as unidades básicas de saúde que, em Pernambuco, são mais de 2 mil”, contou Artur. “ Dessa forma, conseguimos identificar quais são as áreas que melhor podem absorver e quais são as áreas que precisam de investimento para irmos atrás do Ministério da Saúde e, em conjunto, buscarmos essas melhorias”, finalizou.
O Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital faz parte da etapa de planejamento do programa SUS Digital, instituído pela portaria 3232, de 1º de março de 2024. Isso, juntamente com o diagnóstico situacional, também instituído por essa portaria, vão servir de base para o plano de ação, que é a próxima etapa do programa SUS Digital, com início previsto para agosto desse ano (2024).
“A partir de agora, cada município em sua respectiva macrorregional, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, deverá construir Plano de Ação de Saúde Digital, explicou Severino Catão, assessor técnico do Cosems-PE e integrante do GT Tripartite de Saúde Digital. “O resultado do Plano de Ação é o que vai determinar os rumos da saúde digital nos municípios de todo o estado de Pernambuco e do Brasil”, concluiu Catao.
O GT Tripartite de Saúde Digital, assim como o Cosems-PE, trabalha para apoiar e incentivar os municípios em cada fase desse processo.