Uma comissão do Cosems/PE representando os 185 municípios pernambucanos entregou, na última sexta-feira (03.02.2023), um documento com uma série de propostas para a secretária estadual de saúde, Zilda Cavalcanti. Ao longo de treze páginas, a proposta aponta sugestões para governança no Sistema Único de Saúde – SUS, Planejamento Regional Integrado (PRI), Atenção Primária À Saúde (APS), Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Rede de Urgência E Emergência – Componente Samu, Rede Colaborativa Cosems/Conasems, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), entre outros temas.
O documento foi entregue pelo presidente do Cosems-PE, Artur Belarmino, após uma conversa que durou mais de duas horas. No seu entender, o encontro foi bastante proveitoso, já que várias das ações sugeridas pelos secretários municipais já estão no radar da nova gestão estadual. “ O balanço que fazemos da reunião é bastante positivo. Muitos entendimentos em comum e também muita abertura para trabalhos em conjunto com os secretários municipais”, reforçou.
Na mesma linha, Nilza Cavalcanti ressaltou a importância do trabalho coletivo nos próximos anos e destacou que as secretarias municipais de Saúde vão ter um papel central nas futuras mudanças, delineadas a partir de um atendimento inteligente e regionalizado da população, no sentido de desafogar os hospitais do Estado.
Zilda ficou satisfeita com o encontro. Para ela, a criatividade nas ideias e nas ações vai ser determinante para alinhar e fazer prosperar o fluxo da saúde no Estado. A secretária entende que as atividades, lado a lado com o Cosems, vão ajudar a desafogar o sistema de saúde pernambucano.
“A gente acredita, após essa reunião, que o trabalho, a partir de agora, será fortalecido, estruturado e a gente vai conseguir melhorar a assistência à saúde, que é o nosso propósito, a nossa missão”, disse.