Aconteceu, na última semana, entre os dias 4 e 5 de setembro, o Il Webnário da APS de Pernambuco: monitoramento de informações estratégicas – ferramentas e práticas no SUS. O encontro foi promovido pela Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, SEMS-PE e contou com o apoio e a presença do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, COSEMS-PE.
O Webnário começou com a mesa de abertura, que contou com presenças do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual, do Conselho de Secretarias Municipais e Conselho Estadual de Saúde. Na sequência, foi debatido os “Sistemas de informação e monitoramento de informações estratégicas na APS – SAPS/MS – Conferência Magna”, assim como o “O uso das informações estratégicas da APS”, sob coordenação de Eliane Leal -SEINP/ SEMS/PE.
No segundo dia de evento, após as boas-vindas, foi debatido em mesa o tema “Monitoramento e Avaliação da APS à luz da práxis de municípios brasileiros”, com a coordenação de Eliane Leal – SEINP/SEMS/PE. Em seguida, temas como “Boas práticas de gestão na APS: experiência de Goiana/PE”, SMS/Goiana/PE; “Monitoramento de indicadores na APS: experiência do município de Porto Alegre/RS; e “Recife Monitora: uma plataforma adaptativa de avaliação da qualidade na Atenção Básica”, SMS/Recife/PE.
Representando o COSEMS-PE, Lisbeth Lima, a Secretaria de Saúde de Serra Talhada e integrante do Conselho, reforçou a importância dos dias de seminário. “Foi muito produtivo principalmente por que pudemos tomar conhecimento das experiências exitosas de outros municípios. É muito interessante observar que esses municípios conseguiram avançar e precisamos aprender com eles”, comentou Lisbeth. “Que venham outros webnarios discutindo a pauta e mostrando as experiências de sucesso”, finalizou.