O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) vai realizar, de 10 a 12 de maio, o Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, no Hotel Canariu’s de Gravatá.. O Congresso terá uma programação extensa com oficina, seminários e mesas de debate. Conta, também, com a apresentação dos trabalhos da 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS e a Feira Pernambucana de Saúde. Secretários Municipais e técnicos da Saúde estão convidados a participar por meio de inscrição on-line prévia através do link: https://congresso.cosemspe.org/ 

“Faz três anos que não realizamos um Congresso presencial, então a expectativa do reencontro é grande. Um momento, não só de formação para gestores e técnicos da saúde, mas de confraternização, também”, diz o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Sousa, que também é secretário de Saúde de Gravatá. O Congresso tem como tema geral Revitalizar o SUS: uma necessidade atual. Vai oferecer, aos participantes, oficina e seminários sobre a nova lei de licitações e contratos administrativos, planejamento e orçamento da gestão municipal, Atenção Básica e Vigilância em Saúde. As mesas de debate propõem discussões sobre a revitalização do SUS e os desafios do financiamento no Planejamento Regional Integrado (PRI). 

Entre os palestrantes convidados, estão o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Secretário Municipal de Saúde Pacatuba/CE, Wilames Freire, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Nésio Medeiros, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, e o coordenador da Câmara Permanente de Licitações e Contratos da Procuradoria-Geral Federal – CPLC/PGF/AGU, Carlos Loureiro. Durante a programação do evento, o COSEMS-PE, também, vai realizar mais uma Assembleia Geral Ordinária com todos os secretários municipais de Saúde do Estado para aprovação de planejamento de atividades anual e prestação de contas. 

No encerramento do Congresso, após a divulgação do resultado e entrega da premiação dos quatro trabalhos com melhores pontuações na 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, haverá a leitura da Carta de Gravatá, documento político que será produzido pelos secretários durante o encontro. 
Confira a programação completa no link: https://congresso.cosemspe.org/