O Conselho das Secretarias Estaduais de Saúde (COSEMS-PE) abriu na manhã desta terça-feira (3) o 75º Encontro Estadual no SESC da cidade de Garanhuns, distante cerca de 230 km da Capital Pernambucana. O presidente, Artur Amorim, destacou a importância do último encontro do ano e as perspectivas para 2025.
“É fundamental a participação de todos vocês para que possamos continuar juntos, fortes e lutando por um SUS mais integral, mais equânime e mais vivo. Este é o nosso maior desafio, e é por isso que estamos aqui, buscando o fortalecimento da nossa rede de saúde”, afirmou Artur, reforçando a importância da união entre os gestores municipais para os avanços na saúde pública.
Ele também ressaltou que Pernambuco avançou consideravelmente em saúde nos últimos anos. “Foram mais de 40 mil cirurgias realizadas pelos municípios, e isso só foi possível graças aos esforços e comprometimento de todos os secretários de saúde. Não vamos parar! Fechamos parcerias com o TCE, Ministério Público e fomos a Brasília e, por meio de uma reunião com a equipe de Relações Institucionais vamos construir uma agenda específica para Pernambuco. Além disso, estamos implementando um curso para novos gestores, que irão assumir as novas secretarias, sem deixar de lembrar do que irão sair na mudança de gestão, mas deixam um grande legado à população. Quero também agradecer aos assessores, técnicos e apoiadores que nos ajudam a avançar nesse processo”, completou o presidente do COSEMS-PE.
Artur ainda falou sobre os desafios enfrentados no início da gestão com a pandemia, que, segundo ele, foi um marco importante na gestão dos municípios. “A pandemia foi um divisor de águas. Não foi fácil, e ainda não é. São 184 municípios e mais de 9 milhões e meio de pessoas sob nossa responsabilidade. Isso exige muito de nós, mas estamos aqui para superar todos os desafios,” afirmou.
Entre os temas da programação do evento estão o cofinanciamento da Atenção Primária, o Programa Médicos pelo Brasil, as cirurgias eletivas no Estado e a expansão da Saúde Digital, assuntos que geraram grande interesse entre os gestores presentes.
A secretária estadual de Saúde (SES), Zilda Cavalcanti, também participou da mesa de abertura do evento e destacou os avanços na saúde de Pernambuco, além de alinhar perspectivas para 2025. “O SUS é solidário e tripartite. A importância do Estado, dos municípios e da União estarem juntos nessa complexidade, que é dar a assistência à saúde integral e universal, que o SUS se propõe, é primordial. Que podemos sair daqui ainda mais fortalecidos, continuando os trabalhos e as entregas pela saúde dos pernambucanos”, pontuou Zilda.
Para a Secretária Municipal de Saúde de Garanhuns, Catarina Fábia, receber esse evento é de grande importância para o município e para a região. “É muito relevante para Garanhuns e toda a nossa região sediar um evento dessa magnitude. É uma oportunidade para discutirmos temas relevantes para a saúde pública e fortalecer o nosso compromisso com a melhoria do SUS em Pernambuco”, afirmou.
Ainda compondo a mesa oficial estiveram presentes o Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rossano Carvalho; a Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sônia Maria Pinto; e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Garanhuns, Erivânia Ferreira da Silva.
Também marcaram presença as autoridades da SES, como os secretários executivos de Assistência à Saúde, Domany Cavalcanti; de Regulação em Saúde, Bruna Dornelas; e de Gestão Estratégica e Coordenação Geral, Anderson Oliveira, além dos gerentes das Gerências Regionais de Saúde (Gerês).
O encontro, que foi aberto por uma programação cultural quilombola local, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PE), segue até esta quarta-feira (12/04) à tarde, no Hotel Sesc Garanhuns, com novas rodadas de debates sobre temas pertinentes à saúde pública, além de uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) e discute a Rede Alyne, um novo modelo assistencial e de financiamento da rede materno-infantil.