O XIII Congresso do COSEMS-PE, que teve como tema “35 anos do SUS: perspectivas para continuar avançando!”, se encerrou nesta quinta-feira (13) marcado como a edição que consolidou o evento como um dos mais representativos na elaboração de ações para o fortalecimento SUS em Pernambuco. Mais de 80 secretários de Saúde municipais e quase 600 inscritos se debruçaram, por três dias, no estudo de estratégias e compartilhamento de experiências sobre o atendimento público do Estado com palestrantes e facilitadores do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE).

Eleição e posse dos novos membros da diretoria executiva, diretoria executiva ampliada, conselho fiscal e Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) para o biênio 2023-2025. ( Foto: Allan Barros)

“Foram mesas importantes, com participantes de peso, que deixam um legado que alicerça novas conquistas em um futuro breve. O SUS é uma das maiores conquistas do povo brasileiro, um exemplo para o mundo, constituído por profissionais incansáveis. Estamos avançando, num processo de crescimento constante viabilizado pelo comprometimento de todos os envolvidos nesse sistema (SUS) gigante”, pontua o presidente do COSEMS-PE, Artur Belarmino.

MOSTRA
O Congresso, que ocorreu no Hotel Portal de Gravatá, no Agreste do Estado, também contabilizou o maior número de trabalhos inscritos na 5ª Mostra Pernambuco Aqui Tem SUS. Foram 203 experiências. Dessas, 37 foram classificadas e apresentadas. As 17 mais pontuadas irão representar Pernambuco na “18ª Mostra Brasil aqui tem SUS”, no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorrerá em Goiânia/GO no mês de julho. Além disso, as quatro primeiras colocadas receberam uma premiação no valor de R$ 2.500,00.

Confira o resultado aqui.

No XIII Congresso do COSEMS-PE também foi realizada a eleição e posse dos novos membros da Diretoria Executiva e Diretoria Executiva Ampliada, Conselho Fiscal e Comissão Intergestores Bipartite – CIB/PE. A programação incluiu também a reunião da Comissão deste último grupo, com a presença de secretários e equipes técnicas de todo o Estado, capitaneados pela equipe do COSEMS-PE, com o presidente Artur Belarmino, e pela secretária de Saúde do Estado de Pernambuco, Zilda Cavalcanti. No encerramento do Congresso foi realizada a leitura da Carta Gravatá, uma síntese dos três dias do Congresso, que foi aclamada pelos participantes.