O Conasems em parceria com os Cosems de todos os estados do país está promovendo uma ação para reconhecer, valorizar e disseminar iniciativas das secretarias municipais de saúde no enfrentamento do novo Coronavírus (COVID-19). Mesmo com o colapso do sistema de saúde em algumas cidades, amplamente divulgado nas grandes mídias, todos os municípios, independente da localização ou número de casos, estão trabalhando na prevenção, promoção e assistência à saúde com ações relacionadas ao combate à COVID-19. Quais ações seu município está realizando para combater o Coronavírus? Queremos divulgar iniciativas que podem servir de exemplo para outros municípios no enfrentamento da pandemia. Os esforços dos profissionais do SUS de todo país precisam ser reconhecidos e ampliados.

Para participar é necessário postar um vídeo de até 01 minuto no Instagram da secretaria de saúde ou prefeitura do município e marcar o @Conasems e o @cosems de seu estadoexplicando e/ou mostrando na gravação, de forma resumida e clara, qual ação o município está realizando em relação à COVID-19.  Vale lembrar que o vídeo deve ser gravado na posição vertical e com som audível. As ações serão replicadas e amplamente divulgadas nas redes do Conasems e dos Cosems. Os municípios podem enviar quantos vídeos quiserem, mas é importante que não ultrapasse o limite de tempo estabelecido (01 minuto). Se você tem mais de uma boa ação para divulgar, basta gravar outro vídeo. 

Para iniciar a fala no seu vídeo use a hashtag “#oSUSquefazemos em ….”  e diga o nome da sua cidade e o estado. O vídeo pode ser gravado pelo gestor municipal ou por qualquer trabalhador do SUS do município, apresentando as iniciativas locais da gestão, dos trabalhadores e da população/usuários. 

Exemplos de experiências que podem ser desenvolvidas no enfrentamento ao COVID:

– Organização do processo de trabalho, 

– Profissionais de saúde nos locais de atendimento,

– Novos formatos de atendimentos, 

– Reconhecimento do território, 

– Capacitação das equipes e da população, 

– Inovação, novas oportunidades de desenvolver o trabalho em enfrentamento ao COVID-19,

– Qualquer experiência voltada para esse momento de emergência em saúde pública.