Até a próxima quarta-feira, 6 de setembro, Salvador será a capital regional da saúde pública. Começou hoje o 9º Congresso Norte/Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. Organizado pela Cosems-BA, o evento deve reunir cerca de 4 mil pessoas no Centro de Convenções da capital baiana.

O Cosems/PE marca presença com participações em mesas satélite e nos diversos debates previstos na programação. O presidente Artur Belarmino será o coordenador da “Mesa Satélite: Vigilância Em Saúde, Da Vitória Régea ao Mandacaru – Desafios e perspectivas para a Vigilância em Saúde no Norte e Nordeste”, que acontecerá no dia amanhã, das 9h às 12h. Também participa da mesa, Gessyanne Vale Paulino (assessora técnica Cosems/PE).

O encontro, que terá como tema “As especificidades do Norte e Nordeste na Regionalização do SUS”, e reune gestores, trabalhadoras e trabalhadores de saúde e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) de 2244 municípios das duas regiões do Brasil.

O Congresso conta também com a tradicional Feira Aqui Tem SUS com estandes dos COSEMS, do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems) e do Ministério da Saúde, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. A edição desse ano conta com 53 estandes.