Na última quinta-feira (10), foi realizada mais uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A reunião aconteceu em uma sala on-line e teve como pauta principal a vacinação anti-COVID-19 em Pernambuco.

A SES informou que o cenário epidemiológico do Estado, ainda, está difícil mas há desaceleração de casos em algumas regiões a exemplo da I e da II. A IV Macrorregião está em situação de estabilidade enquanto o Sertão está em situação preocupante. o Estado deve anunciar alteração nas medidas restritivas. O Estado anunciou a necessidade de pactuação de 82 mil testes de antígeno, 99 mil doses da vacina da Pfizer e 15.700 doses da Astrazeneca. Alguns municípios foram apontados para o recebimento de uma possível remessa de doses da vacina da Jansen mediante os critérios de vencimento que dura 10 dias. A SES informa acentuar o monitoramento dos dados da vacinação de forma que o processo seja agilizado. Pernambuco, hoje, encontra-se em 16º lugar entre doses recebidas e aplicadas. O Estado enfatiza, ainda, a necessidade de busca ativa aos pacientes que irão receber a segunda dose. 

O COSEMS-PE apresenta sua proposta de resolução construída durante as duas últimas reuniões de Diretoria Executiva Ampliada. Também, acentua a importância da SES na parceria com os municípios para a verificação dos dados de vacinação de modo que os municípios possam informar a existência de possíveis dificuldades com a questão. Ao defender a importância de avançar na vacinação anti-COVID-19 por idade, o COSEMS-PE afirma que o momento atual deve ser dedicado ao diálogo.

Após leitura da proposta de resolução lançada pelo COSEMS-PE, a SES propõe a notificação dos dados de pacientes com comorbidades mesmo aos municípios que avançarem por idade. A SES informa que o Ministério da Saúde (MS), ainda, está realizando a distribuição de doses por grupos mas as necessidades de cada município devem ser analisadas, individualmente. 

A distribuição dos testes de antígeno será analisada, previamente, pelos membros da Câmara Técnica CIB-PE antes de ser realizada. A medida que for chegando mais lotes de testes, serão distribuídos mediante proposta pré-estabelecida em CIB com o primeiro lote.