Na manhã da última quarta-feira (11), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala web, para uma sessão extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE). Na pauta de discussões, estavam as vacinações contra a COVID-19  e contra a Influenza.

A SES informou que Pernambuco encontra-se, atualmente, com 68% de cobertura vacinal contra a Influenza. Por esta razão, o Estado estendeu a vacinação por mais um mês e pediu aos municípios reforço na busca ativa dos grupos prioritários, isto é, crianças e idosos. Ressaltou, ainda, que não haverá distribuição de doses extras sendo o objetivo da ação utilizar as vacinas que cada município tem em estoque. 

Em reuniões de avaliação entre a SES, o COSEMS-PE e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) a respeito da distribuição vacinal de acordo com os registros populacionais do Ministério da Saúde de cada município, a qual havia sido amplamente discutida em CIB a necessidade de uma investigação e atualização desses números, foi constatado um equívoco. A partir da próxima distribuição, o Ministério da Saúde se baseará da distribuição populacional do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2020. A avaliação de cada município será realizada via Câmara Técnica da CIB-PE. 

Em meio ao surgimento dos casos de variantes da COVID-19, o Estado aprovou a compra de 1 milhão de testes rápidos com o objetivo de notificar com mais segurança os números de cada município, bem como dar agilidade aos diagnósticos de Covid-19. A SES fez a apresentação de uma estratégia de testagem, a qual foi pactuada em CIB que prevê a testagem de 6% da população até 31 de dezembro. Existe a previsão da chegada de mais 400 mil testes do Ministério da Saúde que, ocorrendo, permitirá novo ajuste na estratégia, garantindo a ampliação dessa cobertura.