Na tarde desta segunda-feira (10), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reuniram-se, em uma sala on-line, para mais uma sessão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) em caráter extraordinário. A reunião contou com a participação de mais de 100 secretários municipais de Saúde.

A SES informou que devido o período de inverno o estado se encontra com maior incidência de doenças respiratórias, havendo um aumento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave não Covid-19. “Precisamos tomar mais cuidado pois os números de SRAG tendem a aumentar com  acréscimos aos casos de Covid-19”, alerta André Longo, secretário estadual de Saúde. O Estado continua com a abertura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Enfermaria que, hoje, totalizam em 2.936, sendo 1.687 leitos de UTI. No entanto, a taxa de ocupação continua em 95% sendo necessária ainda a atenção nas medidas restritivas e protocolos com acompanhamento frequente dos números. 

Até as 22h desta segunda-feira (10), haverá a entrega de 46.400 doses da Pfizer. E até a quarta-feira há previsão de envio pelo Ministério da Saúde de 3,5 milhões  da Astrazeneca e 2 milhões da Coronavac. Em relação à Pfizer, deve ser seguido o mesmo modelo de utilização dos primeiros lotes devido às suas condições de armazenamento, ficando restritos aos municípios de Recife, Jaboatão e Olinda que receberão menos doses da Astrazeneca para compensar com os municípios do interior do Estado. Segundo os cálculos do Estado, é possível, com a entrega dos novos lotes de vacina, fazer a cobertura das segundas doses. Profissionais da Guarda Municipal que estiverem dentro dos critérios de prioridades definidos pelo PNI do Ministério da Saúde estão inclusos nas doses que, atualmente, estão disponíveis.

Permanecem as orientações de vacinação prioritária decidido na última reunião CIB ratificando recomendações do PNI. Considerando que a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades está lenta, devido as exigências de atestado médico, houve aprovação de ampliar a faixa etária desta população para já na primeira etapa incluir pessoas a partir de 50 anos de idade.

A CIB também aprovou que a Câmara Técnica da CIB realize estudo e elabore uma Nota Técnica a ser apresentada na próxima reunião, que subsidie a CIB em proposição ao PNI quanto a priorização da vacinação a outros grupos, especialmente aos trabalhadores da educação, da polícia rodoviária, população de rua e privada de liberdade,  e questões relacionadas com a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no estado.