Na ocasião do XIII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, 5ª Mostra PE Aqui tem SUS, e Assembleia Geral COSEMS/PE, os participantes destacaram que para o avanço do SUS é necessário que o Governo Federal/MS aplique, no mínimo, 6% do PIB em ações e serviços de saúde.

Também apontaram que deve expressar o modelo de atenção à saúde respeitando os princípios e diretrizes do SUS, mas principalmente incorporando a atenção básica qualificada como ordenadora da rede de atenção à saúde.

Eles defenderam que a Atenção Primária à Saúde (APS) do futuro seja aquela que municípios, estados e união decidam no tempo presente a sua expansão e qualificação. \

Outro desafio importante foi o provimento de profissionais, qualificação e oferta de educação permanente na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outras prioridades da agenda SUS foram apresentadas como a situação de coberturas vacinais, necessitando do revigoramento do Programa Nacional de Imunizações, com aquisições e distribuição de vacinas em tempo oportuno e comunicação à população sobre a importância da prevenção das doenças utilizando todas as vacinas do calendário nacional de imunizantes para atingir as metas de cobertura e homogeneidade.

Confira a íntegra do documento aqui.