Na manhã desta sexta-feira (10), Garanhuns foi palco de um momento marcante para a saúde pública e para o cuidado com a mulher. A cidade recebeu uma das unidades móveis do Programa Agora Tem Especialistas, por meio das Carretas da Saúde da Mulher, estratégia do Ministério da Saúde voltada à ampliação do acesso a consultas especializadas e serviços de prevenção, com foco na detecção precoce do câncer.

O evento contou com a presença de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), incluindo Adalícia Nunes de Lima Cavalcante, vice-presidente regional adjunta da V GERES e secretária municipal de saúde de Iati, que destacou a importância da ação para a população feminina da região. “Enquanto representante do COSEMS, foi um prazer estar participando de um momento tão importante para nossas mulheres, uma oportunidade grandiosa no cuidado de cada uma delas”, afirmou Adalícia.

Também presente, a apoiadora do COSEMS-PE na V Região de Saúde, Samille de Almeida Camêlo Ramos Duarte, reforçou a relevância da iniciativa. “Foi um evento emocionante e de grande utilidade. As carretas chegam em um momento simbólico, no Outubro Rosa, oferecendo exames essenciais como biópsia e outros serviços com especialistas, o que fará uma enorme diferença na vida das mulheres da região”, disse.

A ação foi realizada em frente à Escola Estadual Jerônimo Gueiros, no bairro São José, e contou com a participação da assessora do gabinete da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), Rosalva Raimundo da Silva, e do superintendente estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Freire Carvalho.
As carretas são equipadas para oferecer serviços como exames de mamografia, citologia, ultrassonografia, e outros procedimentos essenciais à saúde da mulher. Em Garanhuns, a unidade ficará por 30 dias, atendendo à população e contribuindo com a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, além de ajudar a reduzir filas e agilizar o acesso ao cuidado especializado.

Além de Garanhuns, outras cidades brasileiras também foram contempladas simultaneamente, incluindo Rio Branco (AC), Humaitá (AM), Macapá (AP), Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA), Goiânia (GO), Imperatriz (MA), Juiz de Fora (MG), Diamantina (MG), Campo Grande (MS), Japeri (RJ), Porto Velho (RO), Lagarto (SE), Registro (SP) e Palmas (TO).

O COSEMS-PE reafirma o compromisso com o fortalecimento da atenção especializada e com a ampliação do acesso aos serviços de saúde de qualidade para todos os pernambucanos.