Durante a tarde da quarta-feira (11), foi realizada a Oficina Escuta da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, atividade que faz parte da programação do XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco e está sendo realizado no Centro de Convenções do Hotel Canariu’s de Gravatá. 

A atividade ocorreu, simultaneamente, para quatro públicos correspondentes a gestores e técnicos das quatro Macrorregionais de Pernambuco sob a condução dos facilitadores Paulo Dantas, coordenador da Assessoria Técnica do COSEMS-PE, Nilo Bretas, coordenador da Assessoria Técnica do Conasems, Márcia Pinheiro, assessora técnica do Conasems e Carla Cisoto, articuladora do Projeto Regionalização/HAOC/PROADI-SUS para o PRI-PE. 

Foto: Allan Torres

Os participantes foram provocados ao debate a partir de dois questionamentos: o que o município faz na Atenção Básica e Vigilância em Saúde e precisa de ajuda para continuar a fazer? O que o município não faz na Atenção Básica e Vigilância em Saúde e precisa ser feito? Muitos tomaram a iniciativa de conversar em pequenos grupos. 

Foto: Allan Torres

Após inscrição, a palavra foi franqueada para quem se disponibilizou por vontade própria. As discussões abordaram variadas temáticas, entre elas financiamento, insuficiência de recursos, melhoria de estrutura física e melhoria no planejamento de pessoal. Em seguida, o facilitador de cada grupo fez um apanhado das partilhas colocando observações quando necessárias. Da reunião de cada grupo, um relatório foi construído. Esses relatórios serão enviados ao Conasems para continuidade dessas discussões no próximo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, agendado para o mês de julho em Mato Grosso do Sul.

Foto: Allan Torres