A manhã da última sexta-feira (19) começou com um momento exclusivo para os gestores e secretários de saúde dos municípios que participaram do Congresso. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Artur Belarmino de Amorim, abriu a cerimônia, montando a primeira mesa que dividiu com o vice-presidente do Cosems-Pe, Elídio Ferreira de Moura Filho, com as secretárias de saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, de Serra Talhada Lisbeth Lima e de Terra Nova Samara Callou.

Antes da leitura da Carta de Petrolina foram eleitos os novos membros da diretoria ampliada e da CIB. Os secretários e gestores municipais também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelas empresas que patrocinaram o congresso.

A Sogo Tecnologia, uma empresa que há mais de uma década é responsável por levar a transformação digital aos órgãos públicos, desenvolvendo produtos e serviços com tecnologias voltadas para as necessidades da população brasileira, possibilitando acesso a mais mecanismos de transparência e cobrança aos governantes, além de serviços aprimorados e mecanismos mais eficazes de participação nas decisões. A empresa ainda dispõe de um ecossistema de soluções digitais capazes de apoiar órgãos e entidades públicas.

E a MultiAve, saúde ambiental e animal, uma referência que 27 anos revoluciona o mercado de avicultura no Nordeste e apresenta um novo conceito no segmento veterinário, com foco no crescimento e sucesso dos parceiros. Na oportunidade, o presidente do Cosems-PE também agradeceu aos demais patrocinadores: Prefeitura Municipal de Petrolina, Marcs Consult, L.A. Tecnologia em Saúde e Secretaria de Saúde do Recife.

Para finalizar a Assembleia, a assessora técnica do Cosems-PE, Gessyane do Vale Paulino, que ajudou na produção da Carta de Petrolina, foi convidada para ler o documento para a plateia.

Entre as preposições elencadas no documento estão: revigorar o programa nacional de imunização com aquisições e distribuição de vacinas e ampliar a comunicação a população sobre a prevenção de doenças de modo que supere a hesitação vacinal e atingir as metas de cobertura.

Além disso, consolidar as estratégias para o fortalecimento da atenção primária em saúde, e-multi, programa Mais Médicos, Médicos pelo Brasil e Saúde Bucal. Foi destacado pelo Ministério da Saúde, o compromisso de retomada de melhorias, apontando um novo financiamento como prerrogativa para garantia de implementação das equipes de atenção primária.

Outro ponto importante é o de promover o fortalecimento e integração dos sistemas de informação, foi registrado o avanço a adesão de 100% dos municípios de Pernambuco ao programa Saúde Digital, o que fortalecerá a promoção da interoperabilidade, que a habilidade de um sistema transferir e utilizar informações de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações, e as ações de telessaúde dos municípios.

O XIV Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Pernambuco – COSEMS-PE oportunizou o compartilhamento de experiências e boas práticas no SUS com mais de 550 congressistas de todo o estado de Pernambuco, contribuindo para apropriação das responsabilidades dos gestores ao final de suas gestões. Os gestores das secretarias municipais de saúde e participantes do congresso reafirmaram no documento, a imprescindível parceria institucional dos três entes da federação que são o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e COSEMSPE, com o controle social no compromisso com a construção de um SUS universal, equânime e integral.

O documento final deve ficar pronto até o dia 22 de abril e se tornará objeto de domínio público.