A abertura do XIV Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco ocorreu na noite desta quarta-feira (17) no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina. Com início às 19h30, a solenidade destacou o tema “Sustentabilidade do SUS: Fortalecendo a gestão municipal de saúde para a qualificação da Atenção Primária e a Regionalização”.

O início foi marcado com a apresentação cultural de jovens músicos da Orquestra Novos Talentos da Fundação Nilo Coelho da cidade de Petrolina. Em seguida, foi iniciada uma homenagem em memória ao Dr. Paulo Dantas, um grande ícone do COSEMS-PE  e CONASEMS que partiu em dezembro do ano passado e deixou um legado amplamente reconhecido em todo país por ter dedicado sua vida profissional à defesa incansável do Sistema Único de Saúde (SUS). Na oportunidade, o presidente do COSEMS-PE , Artur Amorim, seguido do médico cardiologista e também membro técnico do Conselho, Dr. José Edson fizeram uma breve menção honrosa ao homenageado.

A solenidade prosseguiu com a pós a formação da mesa de abertura e execução dos Hino Nacional. As autoridades presentes abordaram temas como fortalecimento da atenção primária, planificação da saúde, pautas importantes como o PRI (Planejamento Regional Integrado) e a consolidação da parceria entre municípios e Estado para o funcionamento eficaz do SUS.

O presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, abriu o evento enfatizando a importância do momento para discutir as questões de saúde do Estado. “São mais de 100 municípios através dos seus secretários sendo representados, as discussões aqui geradas vamos formar a carta de Petrolina para que de fato possamos tirar do papel tudo que foi construído em conjunto com os secretários que vivenciam e identificam os problemas de cada região para juntos acharmos e propormos possíveis soluções”.

Rosano Freire Carvalho, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, estava na solenidade e destacou que Petrolina representa uma questão especial para o Estado. “A Rede PEBA envolvendo 53 municípios da região e por isso há a necessidade de expandir as ações para atender às maiores necessidades da população”.

A Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego Cavalcanti, enfatizou a riqueza e diversidade do estado, afirmando que a saúde abrange diversas dimensões e é multifatorial. “O nosso Estado é diverso e rico. A saúde diz respeito as muitas dimensões e multifatorialidade. É preciso fortalecer a atenção primária através da planificação e articulação com as estruturas de média e alta complexidade para cumprirmos a missão de cuidar das pessoas”, destacou a secretária.

Na oportunidade, o Secretário Executivo de Gestão Estratégica de Pernambuco, Anderson Oliveira, informou sobre a discussão de pautas importantes, como o Planejamento Regional Integrado (PRI), visando rediscutir os modelos de atenção à saúde e garantir os mesmos cuidados para a população do interior.

E representando o CONASEMS, Rodrigo Buarque, enfatizou a importância do evento em Petrolina, mencionando o presidente Artur Amorim como um dos grandes idealizadores da rede PEBA. “Ele expressou o desejo de que o SUS funcione em todo o estado e que o congresso seja uma oportunidade de consolidar parcerias para esse fim. Nós viemos aqui compartilhar esse sentimento de alegria para que o SUS funcione em todo o Estado.

Na solenidade ainda estiveram presentes o Secretário de Saúde de Petrolina, João Luis, a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina, Márcia Carvalho, o reitor da UNIVASf, Télio Nobre, o superintendente do Hospital Universitário da UNIVASF, professor Julianeli Tenório e o Prefeito de Petrolina, Simão Durando.