por Giselly Felix

A abertura oficial do XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco ocorreu na sala Galo Campina, adotada como auditório, no Centro de Convenções do Hotel Canariu’s de Gravatá. Estiveram presentes os membros da Diretoria Executiva Ampliada e do Conselho Fiscal do COSEMS-PE, o presidente do COSEMS-PE e Secretário Municipal de Saúde de Gravatá/PE, José Edson de Sousa, a vice-governadora do Estado de Pernambuco, Luciana Santos, o prefeito do município de Gravatá, Joselito Gomes da Silva, o presidente do Conasems e Secretário Municipal de Saúde Pacatuba/CE, Wilames Freire, o presidente do CONASS e Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, a superintende Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Ana Cristina Cerqueira Silva, a presidente da Amupe e prefeita do município de Surubim, Ana Celia Cabral Farias, o secretário de Estado da Saúde de Pernambuco, André Longo, e o presidente da Câmara de Vereadores e presidente da União dos Vereadores do Estado de Pernambuco, Leonardo José da Silva.  

Fotos: Allan Torres

Abrindo as falas, o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Sousa, em um discurso emocionado, falou da felicidade de estar realizando esse Congresso, nesse momento pós-pandemia cujo grande marco é a alegria desse retorno com contínua missão de defender o SUS. “Este Congresso tem uma importante missão que é defender o SUS. Nosso tema é a revitalização do SUS, sem esquecer de que sem ele não somos nada”, e completou: “defender o SUS vai muito além das bandeiras políticas e isso é, facilmente, perceptível nas relações entre os gestores dentro do COSEMS-PE. Não podemos esquecer, nunca, que o SUS funciona”, enfatizou José Edson.  

Fotos: Allan Torres

Ana Cristina Cerqueira, representante do Ministério da Saúde, falou do compromisso do Ministério da Saúde em defesa do Sistema Único de Saúde e da importância dos municípios estarem unidos nessa defesa. Outro momento que levantou suspiros da plateia, que estava lotada, foi a fala do presidente do CONASEMS, Wilames Freire, que, além de exaltar a importância do COSEMS-PE, disse que a maior prova do funcionamento do SUS é esse momento que estamos vivendo, esse retorno à vida normal, após um momento difícil. “É preciso reconhecer que nós, secretários de saúde, somos o SUS. O técnico de enfermagem, os vacinadores, também são o SUS. Ele funciona. Ainda temos que reconhecer que através dele estamos vivos”, diz ele.  

O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, foi ovacionado após anunciar os repasses de mais de duzentos milhões de reais aos municípios. Relembrou as dificuldades enfrentadas na pandemia e comemorou a resiliência do povo e dos gestores em defesa do SUS. Finalizou exaltando o SUS: “viva o SUS! “, concluiu o secretário. A vice-Governadora, Luciana Santos, apresentou as considerações do governador Paulo Câmara e, em seu nome, reforçou a importância desse espaço de discussão, junto aos municípios, ressaltando o trabalho do COSEMS-PE e exaltando os trabalhadores da Saúde. Finalizou o seu discurso e o momento das falas com um conhecido brado popular: “VIVA O SUS!“, disse ela.

Para reconhecer, de maneira presencial, os trabalhos exercidos pelos municípios pernambucanos que foram premiados na 1ª Mostra Virtual Brasil Aqui tem SUS, em 2020, o COSEMS-PE entregou certificados aos autores dos projetos dos municípios de Jaboatão e Paudalho, que também foram vencedores no nível nacional, e Igarassu e Serra Talhada. Em um momento de justa homenagem, eles estavam acompanhados dos secretários municipais de Saúde que estavam à frente no ano citado. A noite foi, também, de homenagens aos ex-membros da Diretoria Executiva Ampliada do COSEMS-PE que estiveram na linha de frente da pandemia no ano de 2020: Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima, atualmente prefeito de Limoeiro, Marcia Conrado de Lorena e Sá Araújo, prefeita de Serra Talhada, Marco Antônio Leal Calado Filho, secretário Municipal de Saúde de Caetés e vice-presidente regional da V Região, Patrícia Amélia Alves Rodrigues de Mendonça, secretária Municipal de Meio Ambiente e Biodiversidade da Prefeitura de Igarassu e Ana Lúcia de Araújo, diretora da UPA de Gravatá. Eles receberam a medalha do Mérito do COSEMS-PE Rui Pereira, em reconhecimento às contribuições que deram, através de seus trabalhos como gestores, ao SUS. A comoção se fez presente.