Por Gizelly Felix

Uma recepção calorosa ao som do Centro Cutural Sol Brilhante deu o tom das boas-vindas do XII Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco que reuniu cerca de 544 participantes entre secretários municipais e representantes das secretarias. O evento teve início na manhã da última terça-feira (10), no Centro de Convenções do Hotel Canariu’s de Gravatá e seguirá até amanhã (12).

De acordo com o presidente do COSEMS-PE, José Edson de Sousa, este congresso está repleto de significados. “A expectativa para este Congresso é muito grande. Estamos saindo de uma pandemia onde fomos marcados por muitas perdas, paramos por dois anos. E, hoje, estamos tendo um recomeço, uma oportunidade de rever as pessoas que não víamos há dois anos. Esse Congresso é o nosso primeiro grande encontro depois do Coronavírus”, disse ele.

Foto: Allan Torres

 O XII Congresso do COSEMS-PE tem como tema Revitalizar o SUS: uma necessidade atual. Dentro da programação do primeiro dia está a 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS, onde 37 municípios apresentaram suas experiências exitosas em diversas áreas de atenção à saúde. Momento importante de partilha entre as gestões municipais. Os trabalhos apresentam, de forma a criativa, a execução de políticas públicas na saúde que facilitem o acesso aos usuários, buscando garantir acesso a uma saúde de qualidade para todos.  

 Ainda segundo o presidente José Edson, esta 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS visa promover a valorização da saúde pública, do Sistema Único de Saúde.  “Durante estes dias, teremos mais uma oportunidade de lutar em defesa desse SUS que fez toda diferença durante o período da pandemia, que salvou tantas vidas, que mostrou a todos que funciona. E essa Mostra Pernambuco Aqui tem SUS é um gesto concreto dessa valorização por parte do COSEMS-PE e do CONASEMS” concluiu.

A 4ª Mostra Pernambuco Aqui tem SUS premia, neste Congresso, quatro experiências exitosas. A avaliação dos trabalhos pela banca examinadora formada por Alexandre Neto – enfermeiro sanitarista –, Paulo Santana – médico da Família/sanitarista –, Petra Duarte –farmacêutico/sanitarista – ,  Maria Cristina Sette de Lima – médica sanitarista – ,  Saulo Bezerra Xavier – enfermeiro e mestre em Gestão e Economia da Saúde –, Gessyanne Vale Paulino – assistente Social e mestre em Saúde Pública, tem a importante missão de selecionar, entre as inscritas, 10 experiências para representar Pernambuco no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que tem previsão de realização no mês de julho, em Mato Grosso do Sul.