O Estado de Pernambuco confirmou, nesta quinta-feira (30.04), 682 novos casos da Covid- 19, sendo 326 casos que se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), portanto internados e/ou mais graves, além de outros 356 casos leves. Agora, o Estado totaliza 6.876 casos confirmados (4.371 casos graves e 2.505 casos leves).

Dos casos graves, 1.626 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.106 estão internados, sendo 202 em UTI e 904 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada. Além disso, há 1.074 pacientes recuperados da doença.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 120 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países. Para visualizar os casos leves por cidade, é possível acessar a página no endereço: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#painel .

Também foram confirmados laboratorialmente 27 óbitos (sendo 14 mulheres e 13 homens), de pessoas residentes nos municípios de Recife (14), São Lourenço da Mata (3), Paulista (2), Itapissuma (1), Igarassu (1), Tabira (1), Olinda (1), Bom Jardim (1), Vitória de Santo Antão (1), Lagoa do Carro (1) e Jaboatão dos Guararapes (1). Com isso, o Estado totaliza 565 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham idades entre 37 e 97 anos e faleceram entre os dias 5 e 29 de abril. Dos 27 pacientes que vieram a óbito, 13 apresentavam comorbidades como hipertensão (6), diabetes (8), doença cardiovascular (5), doença renal crônica (2), obesidade (1), doença neurológica (2), sequela de AVC (1) – o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. As faixas etárias dessas pessoas são: 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (2), 60 a 69 (3), 70 a 79 (9), 80 ou mais (8). Os demais estão em investigação pelos municípios.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 1.820 casos foram confirmados e 1.185 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

QUARENTENA – O governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta (30), o Decreto Nº 48.983 que mantém a paralisação das atividades econômicas, prorroga a suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado, em todo o Estado de Pernambuco. O acesso às praias e aos calçadões das avenidas situadas nas faixas de beira-mar e de beira-rio, e aos parques localizados no Estado de Pernambuco, para prática de qualquer atividade permanece proibido até o dia 15 de maio. O Decreto também mantém a suspensão, até a mesma data, das atividades econômicas previstas nos Decretos Nº 48.809, Nº 48.832, Nº 48.834 e Nº 48.837, com as respectivas alterações.

A suspensão das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privado, em todo o Estado de Pernambuco permanece em vigor até 31 de maio de O Governo de Pernambuco também prolongou, por meio do Decreto, a quarentena no Arquipélago de Fernando de Noronha até o dia 10 de maio. A medida visa conter a epidemia da Covid-19 na ilha e realizar um estudo epidemiológico da evolução do novo Coronavírus no arquipélago.

As medidas foram tomadas com o objetivo de intensificar ações restritivas temporárias adicionais adotadas até então para o enfrentamento da emergência de saúde pública. Os serviços e atividades considerados essenciais permanecem funcionando, dentro dos limites previstos nos Decretos. Estão enquadrados nessa categoria, alguns setores, principalmente supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres, lojas de defensivos e insumos agrícolas, farmácias e estabelecimentos de produtos médico-hospitalares, postos de gasolina, bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas, casas de ração animal e depósitos de gás, entre outros. No documento, o Governo modifica o Decreto nº 48.809, de 14 de março de 2020, também passou a permitir o funcionamento das lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio ou como ponto de coleta. Os serviços de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática também estão liberados.

AVALIAÇÃO EM NORONHA – A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e Administração do arquipélago de Fernando de Noronha já estão nos preparativos para iniciar, ainda nos próximos dias, o estudo soro-epidemiológico que avaliará a circulação do vírus da Covid-19 na ilha. O levantamento, feito em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Fiocruz Ceará, além da participação de técnicas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVSMS), analisará a incidência, prevalência e proporção de infecções subclínicas do novo coronavírus entre maio de 2020 e maio de 2021 em Noronha. Para isso, o grupo de pesquisadores realizará uma coorte, que é um tipo de estudo observacional no qual os indivíduos são selecionados segundo o status de exposição, sendo monitorados por um período de tempo para avaliação da incidência da doença.

Serão escolhidas, de forma aleatória e randômica, 900 moradores da ilha, que serão testados (RT-PCR, com a coleta do swab nasal-orofaríngeo) e acompanhados em cinco fases: na primeira coleta; após 30 dias; depois de 60 dias; com 180 dias; e após 360 dias do estudo inicial, completando o ciclo de um ano de pesquisa. O grupo selecionado também terá amostras de sangue venoso colhidas para investigação sobre a presença de anticorpos contra a Covid-19. O material biológico será enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) e Fiocruz (Ceará e Paraná).

Após o processamento inicial e liberação dos resultados, as amostras serão encaminhadas para compor uma soroteca no Biobanco do Imip, possibilitando estudos futuros sobre a pandemia na população de Fernando de Noronha. A pesquisa também servirá para compreensão da circulação do vírus em outras regiões do país na medida que seus resultados sejam comparados com resultados de estudos semelhantes realizados em outras localidades e unidades federadas.

O trabalho científico está submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Imip (SIGAP-IMIP, que faz parte do sistema do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Um primeiro parecer do SIGAP-IMIP favorável ao projeto já foi concedido ao grupo de pesquisadores. A análise final deve ser divulgada nos próximos dias.

O estudo se soma às várias ações que já estão em andamento na ilha. Desde a primeira confirmação de caso, a Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha vem monitorando os todos os casos da COVID-19 positivos, assim como realizando a investigação dos moradores sintomáticos e dos assintomáticos, contactantes diretos de casos confirmados. Permanentemente são realizadas ações de bloqueio e isolamento.

Além disso, todos os moradores do arquipélago estão em quarentena desde o dia 20 de abril (a quarentena foi estendida, hoje, por meio de Decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, até o dia 10 de maio), sendo permitida a circulação de pessoas nas vias públicas para o atendimento de necessidades essenciais e imediatas. (aquisição de gêneros alimentícios, remédios e produtos de higiene; obtenção de atendimento ou socorro médico; atividade de pesca, restrita a três pessoas por embarcação; e realização de serviços bancários). O morador deve solicitar, por meio do preenchimento de um formulário, a autorização da administração de Fernando de Noronha.

A administração de Fernando de Noronha também inaugurou, no último sábado (25.04), com o apoio da SES-PE, um hospital de campanha para atender pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19. O serviço funciona em uma área de 132 m² da Escola Arquipélago e conta com 6 leitos (2 leitos de estabilização e 4 de enfermaria) – em caso de máxima lotação, a estrutura poderá ampliar sua capacidade. Já o Hospital São Lucas (HSL), unidade estadual localizada na ilha, dispõe de 14 leitos (12 enfermarias e 02 salas vermelhas) e está preparado para atender todas as demandas de urgência e emergência da ilha.

“O estudo desenvolvido em Noronha dará condição de monitorar de perto e de forma efetiva, já que será realizado em uma amostra muito significativa da população local, como se dá o contexto da transmissibilidade da Covid-19 no arquipélago, ajudando a escolher quais as estratégias de contenção de vírus que podem ser deflagradas. O levantamento realizado ao longo de um ano também será fundamental para avaliar as condições para início do relaxamento do isolamento social, que entendemos que é importante que aconteça, mas sempre baseado em critérios científicos, evitando, assim, efeitos rebote ou uma segunda onda da pandemia do novo coronavírus”, pontua o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

ATENDE EM CASA – Cumprindo o cronograma de expansão para todas as regiões do Estado, o aplicativo Atende em Casa passará a atender, a partir desta sexta-feira (01.05), a população dos municípios de Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima. Com estas novas cidades contempladas, a ferramenta está presente em todos os municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR). O aplicativo também já está em funcionamento em localidades na Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão do Estado. No total, já são 18 municípios beneficiados com a iniciativa implementada pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Camaragibe, Caruaru, Serra Talhada, Goiana, Garanhuns, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Igarassu, Araçoiaba e Abreu e Lima), contemplando cerca de 4,5 milhões de pessoas. O quantitativo equivale a quase metade de toda a população pernambucana.

Cerca de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, e e já estão atuando no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais passaram por treinamentos quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

Até essa quarta-feira (29.04), mais de 36 mil usuários já haviam se cadastrado na ferramenta. Ao todo, foram realizadas 11.852 tele-orientações pelos profissionais. Cerca de 3,5 mil pessoas foram orientadas a procurarem uma unidade de saúde. O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. A ferramenta, lançada no dia 26 de março, tem o objetivo de evitar que a população procure as unidades de saúde desnecessariamente, diante do atual cenário causado pela pandemia da Covid-19, garantindo orientações virtuais de profissionais capacitados sobre o novo vírus.

TECNOLOGIA – A população pernambucana conta, a partir desta quinta (30), com mais uma ferramenta no combate ao novo coronavírus, o Dycovid – Dynamic Contact Tracing. O aplicativo, que já pode ser baixado em celulares com sistema Android e em breve para iOS, realiza o mapeamento do risco de contaminação por meio da identificação de proximidade entre os celulares das pessoas de forma totalmente anônima e com garantia total de privacidade, levando em consideração a duração desse encontro. O APP foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19, iniciativa de inovação aberta realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Porto Digital e Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A ação busca apoiar o desenvolvimento de tecnologias para enfrentamento à pandemia da Covid-19..

O Dycovid – Dynamic Contact Tracing é uma solução que realiza contact tracing de forma digital e anônima a partir de um aplicativo instalado no celular dos cidadãos. Ele permite identificar o fluxo de contaminação do Covid-19, mapeando, de forma automatizada, como o vírus está passando de pessoa para pessoa. Os principais benefícios são: interromper a transmissão contínua e reduzir a propagação de uma infecção; alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção e oferecer aconselhamento preventivo ou cuidados profiláticos; oferecer diagnóstico, aconselhamento e tratamento a indivíduos já infectados; e aprender sobre a epidemiologia de uma doença em uma população específica. A startup Mamba Labs, responsável pela criação da aplicação Dycovid – Dynamic Contact Tracing, é voltada para o desenvolvimento de soluções envolvendo tecnologias nos ramos de inteligência artificial, processamento de dados, realidade aumentada e aplicações comerciais. O projeto contou com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Desafio Covid-19 conta, ainda, com outras sete iniciativas para ajudar no enfrentamento aos efeitos da pandemia em Pernambuco – com possibilidade de expandir a atuação para outros estados e até mesmo para fora do País.

Confira o boletim na íntegra:

FONTE: SES/PE