Maria Clara Albuquerque
DRT/PE 4916

Na manhã da última terça-feira (13), aconteceu, no Hotel Barramares, situado no bairro de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, a abertura da I Oficina de Grupos Temáticos do COSEMS/PE. O evento contou com a participação de técnicos e gestores das Secretarias Municipais de Saúde do Estado que participam de diversos Grupos de Trabalho da saúde pública, em favor do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após dadas as boas vindas pelo presidente do COSEMS/PE, Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima e pela assessora técnica Camila Sihler e a apresentação de cada participante, iniciou-se a primeira etapa do trabalho que consistiu na exposição da finalidade, composição e funcionamento da instituição que integra um conjunto de 26 Conselhos em todo o Brasil, tendo como representatividade nacional o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). “O primeiro presidente do CONASEMS está aqui, é o nosso assessor técnico Paulo Dantas. Nosso objetivo com esse evento é fortalecer a participação de todos que integram o COSEMS/PE. Vocês foram escolhidos pelos gestores como pessoas que estão afinando essa sintonia”, explica Orlando Lima.

Todos os grupos e comissões, a exemplo das CIR (Comissões Intergestores Regional) e CIB (Comissão Intergestora Bipartite), foram apresentados, assim como todos os representantes das diretorias Executiva e Executiva Ampliada, Conselho Fiscal, Assessorias e cada grupo temático. “O objetivo foi alinhar as informações sobre nossa  missão e finalidade de modo que a comunicação entre nós e os grupos fique mais frequente. Consequentemente, as discussões devem ser representativas do COSEMS/PE e não, apenas, do município de origem”, diz Camila Sihler. 

O secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, é um dos participantes da Oficina. “Acho bem bacana essa iniciativa do COSEMS/PE porque contribui para o fortalecimento dos grupos e políticas implantadas no Estado, garante a participação com representação de todas as regiões e constrói uma política com as características de cada local. Nós saímos daqui muito fortalecidos na luta por um SUS de qualidade”, diz ele.

No final da manhã, o grande grupo se dividiu em três para reflexões e discussões. No período da tarde, cada GT elaborou e apresentou suas propostas de atuação. A I Oficina de Grupos Temáticos do COSEMS/PE seguiu até as 17h. 

Assista a matéria deste evento: