A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (31/01), 972 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 32 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 940 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 698.267 casos confirmados da doença, sendo 56.027 graves e 642.240 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Também foram confirmados laboratorialmente oito óbitos (4 femininos e 4 masculinos), ocorridos entre os dias 25/05/2021 e 29/01/2022. As novas mortes são de pessoas residentes do município de Aliança (1), Bom Conselho (1), Caruaru (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Moreno (1) e Recife (2). Com isso, o Estado totaliza 20.643 mortes pela Covid-19.
Os pacientes tinham entre 64 e 95 anos. As faixas etárias são: 60 a 69 (1), 70 a 79 (3), 80 e mais (4). Seis tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (5), diabetes (3), doença renal (1), câncer (1), hipertensão (1) e histórico de AVC (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os outros dois seguem em investigação.
PROTOCOLO DE ISOLAMENTO – Representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação se reuniram, na manhã desta segunda-feira (31/01), para discutir e atualizar o protocolo estadual para o afastamento das funções dos casos confirmados para Covid-19 e isolamento  Para as pessoas com diagnóstico positivo da doença, seja caso sintomático ou não, a nova recomendação é a manutenção do isolamento por sete dias e retorno às atividades no oitavo dia, sendo necessário observar a ausência de sintomas nas últimas 24 horas, principalmente sintomas respiratórios e a febre. Anteriormente, o Estado sugeria 10 dias, mais 24 horas sem sintomas, para sintomáticos, e 7 para assintomáticos. 
A secretária executiva de Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, reforça que a decisão do Comitê Técnico se baseia em ações adotadas em outros países do mundo e com aval dos especialistas membros do grupo, que constantemente analisam o cenário da pandemia em nosso Estado. “Com a mudança no protocolo estadual, Pernambuco passa a igualar os casos sintomáticos e assintomáticos. A partir de agora, os casos positivos para doença, independente da presença de sintomatologia, passam a cumprir o isolamento de 7 dias. É importante deixar todos atentos a necessidade do cumprimento desse protocolo para proteção dos contatos próximos. Para o retorno às atividades cotidianas e de trabalho, este paciente precisa contabilizar pelo menos 24 horas sem sintomas, não sendo necessário realizar novo teste”, explicou. 
O médico infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro, destacou, na reunião, o comportamento das variantes da doença. “Temos observado que o comportamento virológico da ômicron é mais curto, porém bastante importante, por isso precisamos estar atentos aos sinais e sintomas e a manutenção do isolamento, além do uso de máscara de forma correta”, afirmou o médico.
Os membros do Comitê Técnico ainda reforçaram a manutenção do afastamento de determinados profissionais dos serviços de saúde que apresentam fator de agravamento para a doença. “Resolvemos manter as recomendações já vigentes. Os profissionais com obesidade, ou seja, com IMC acima de 40, idosos acima com 70 anos e mais, gestantes e pessoas vivendo com HIV/Aids devem permanecer afastados. Entendemos que estes trabalhadores devem ser protegidos devido às suas condições, ainda mais neste momento de aceleração da circulação da variante ômicron da Covid-19”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.
VAGAS DE UTI – O secretário estadual de Saúde, André Longo, participou, na manhã desta segunda-feira (31/01), da inauguração de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Tricentenário (HTRI), em Olinda. Neste momento, as vagas, para o público adulto, serão disponibilizadas à Central de Regulação do Estado para acolher pacientes com síndrome respiratória aguda grave (Srag) e, posteriormente, quando houver a redução dos casos, passará a ser UTI Geral. 
Os 10 leitos de UTI foram montados com o investimento de R$ 1 milhão do próprio Hospital do Tricentenário, com auxílio de emendas parlamentares. Com a ampliação,  o Hospital vai contar com um total de 40 leitos de Terapia Intensiva, sendo 20 para Srag, distribuídos em 3 UTIs. “Esta instituição tem sido parceira do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Saúde, fazendo um grande trabalho, ajudando Pernambuco a salvar muitas vidas. Há um trabalho intenso não só nesse hospital, mas em outros que são geridos pelo Tricentenário, como a unidade provisória montada na Brites de Albuquerque e em outros serviços espalhados pelo interior do Estado”, disse o secretário André Longo. 
O gestor ainda reforçou que o Estado vem trabalhando permanentemente para qualificar a rede de assistências aos pacientes com Srag. “Temos despendido todos os esforços para ampliar o número de vagas para os pacientes acometidos por quadros respiratórios. Readequamos serviços próprios e estamos contratualizando os parceiros do SUS. Temos, hoje, a maior rede de UTI Srag do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e vamos continuar nosso trabalho para o atendimento à população usuária do SUS”, destacou Longo. 
Participaram da inauguração dos leitos no HTRI a vice-governadora, Luciana Santos; o deputado federal Renildo Calheiros; o deputado estadual Waldemar Borges; o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho; a secretária de Saúde de Olinda, Silvana Ribeiro; o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), José Edson de Souza; e o diretor do HTRI, Gil Brasileiro.
MAIS LEITOS – O Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), que é gerido pelo Hospital do Tricentenário, também irá ampliar o número de vagas para a assistência das pessoas com Srag. No serviço, em breve, serão inaugurados mais 50 leitos, sendo 40 de UTI (20 pediátricos e 20 adulto) e 10 de enfermaria pediátrica. Após a inauguração no Tricentenário, o secretário André Longo passou pelo serviço para vistoriar os trabalhos. 
Atualmente, a unidade já conta com 120 leitos: 70 de UTI (60 adultos e 10 pediátricos) e 50 de enfermaria (40 adultos e 10 pediátricos). Desde abril de 2020 o Hospital de Referência integra a rede de assistência à Covid-19.
Desde o final de dezembro, o Governo de Pernambuco já abriu 768 leitos para pacientes com quadro respiratório, sendo 314 de UTI e ainda há a previsão de outras 400 vagas (216 de UTI) nas próximas semanas. “Precisamos do engajamento de toda a sociedade. Pedimos atenção à necessidade de respeito aos protocolos e de reforço nos cuidados, com o uso correto da máscara, a lavagem das mãos e o ato de evitar aglomerações. Destaco também a importância da vacinação, já que a Ômicron tem uma capacidade de transmissão muito superior às outras variantes. E, mesmo que a vacina não nos deixe livres da infecção, a doença em não vacinados tem um impacto muito pior, podendo significar hospitalização e morte. Contra a Ômicron, não estar em dia com todas as doses é o mesmo de estar desprotegido”, reforça André Longo.
VACINA MAIS PE – Depois de percorrer nove municípios da Zona da Mata e do Litoral Sul, as equipes do programa Vacina Mais Pernambuco chegam a Região Metropolitana do Recife (RMR). A partir desta segunda-feira (31/01), até o dia 13/02, a iniciativa, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), percorrerá a ilha de Itamaracá em busca de pessoas que precisam tomar alguma dose do imunizante contra a Covid-19. A ação itinerante terá o apoio da Secretaria de Saúde local.
De acordo com análise realizada pelo Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) até o dia 26.01, a ilha já imunizou 69,7% de sua população com a primeira dose, 54,1% já está com o esquema completo (dose única ou segunda dose) e 9% com o reforço. 
“Nossas equipes irão percorrer os mais diversos pontos do município, principalmente aqueles de difícil acesso, para encontrarmos pessoas que ainda não iniciaram seus esquemas vacinais ou precisam atualizar alguma dose da vacina. Contamos com o apoio da população para aderir a essa campanha, que busca proteger os pernambucanos de todas as áreas contra a Covid-19, evitando bolsões de suscetíveis, casos graves da doença e óbitos. A variante Ômicron tem mostrado um alto grau de transmissibilidade e a vacina é a única forma de conseguirmos uma proteção mais eficaz contra o vírus”, afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Para elencar os municípios a receberem os profissionais, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados. Todo esse trabalho vem sendo realizado pela equipe técnica do PNI-PE em parceria com a Geres de abrangência e os municípios beneficiados, além da Opas/OMS. Nas ações, além dos vacinadores, há registradores equipados com tablets para alimentar de imediato as informações no sistema oficial que agrega os dados de vacinados do país. 
BALANÇO DO VACINA MAIS – Desde 15 de dezembro de 2021, até o dia 29.01.2022, as equipes do Vacina Mais Pernambuco já aplicaram 14.292 doses de vacinas. Foram 1.612 primeiras doses, 3.739 segundas doses e 8.940 doses de reforço, além de 1 dose adicional (terceira dose) para pessoa imunossuprimida. Foram beneficiadas pessoas dos municípios de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, todos na Zona da Mata e Litoral Sul e que integram a III Gerência Regional de Saúde (Geres).
BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 15.868.834 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).
Com relação às primeiras doses, foram 7.437.323 aplicações (cobertura de 83,80%). Do total, 6.548.125 pernambucanos (73,78%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.375.024 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. 
Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.883.386 (cobertura de 24,18%).
Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download.

Confira o documento na íntegra:

FONTE: SES COMUNICAÇÃO