A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (02/03), 3.683 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 24 (0,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 3.659 (99,4%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 836.916 casos confirmados da doença, sendo 57.675 graves e 779.241 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 12 óbitos (6 masculinos e 6 femininos), ocorridos entre os dias 06/08/2020 e 28/02/2022. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Iguaracy (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Nazaré da Mata (1), Ouricuri (1), Paulista (1), Petrolina (1), Recife (5) e São Lourenço da Mata (1). Com isso, o Estado totaliza 21.099 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 45 e 95 anos. As faixas etárias são: 40 a 49 (1), 50 a 59 (1), 60 a 69 (1), 70 a 79 (3) e 80 e mais (6). Do total, onze tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (7), diabetes (5), hipertensão (2), doença respiratória (1), doença hepática (1) e obesidade (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um caso segue em investigação.

TAXA DE MORTALIDADE – De acordo com dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), colhidos até o último dia 24 de fevereiro, Pernambuco detém a segunda menor taxa de mortalidade entre os Estados brasileiros neste início de 2022. A taxa, de 6,1 mortes por Covid-19 a cada 100 mil habitantes, é 55% menor que a média brasileira (13,5), e fica atrás apenas do Maranhão, que tem média de 5,3. Em 2021, Pernambuco também registrou a segunda menor taxa de mortalidade do País, registrando 112,9 óbitos por 100 mil habitantes. No acumulado entre 2020 e 2022, segundo levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Pernambuco está entre as cinco menores taxas de mortalidade por Covid-19 do País.

Foi a melhora nos indicadores epidemiológicos e hospitalares – detalhados em coletiva de imprensa do Governo de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (02.03) – que possibilitou o avanço no Plano de Convivência com a Covid-19, anunciado na última terça-feira (01.03). “Esse resultado, que significa vidas salvas, só foi possível graças ao intenso trabalho para avançar com a vacinação, que vem contando com a colaboração da maioria da população pernambucana, e também aos esforços do Governo do Estado, que mobilizou um volume nunca antes visto de recursos humanos na saúde e montou uma das maiores redes para Covid do País”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

INDICADORES – No detalhamento do cenário epidemiológico, o secretário afirmou que o fechamento da 8ª Semana Epidemiológica, encerrada no último domingo (27.02), consolida a redução de todos os indicadores da Covid-19 em Pernambuco. A positividade geral das amostras analisadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), que oscilou entre 52% e 47% entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, está atualmente em 9,5%.

O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebelo, destacou que os indicadores da saúde mostram que as medidas restritivas empregadas foram decisivas para o resultado positivo. “A vacinação, os reforços no sistema de saúde e as medidas de cuidado adotadas conseguiram trazer uma boa situação para o nosso Estado”, afirmou. 

“Gostaria de fazer um agradecimento à população e ao setor privado pelo comportamento neste carnaval. Vimos algumas irregularidades pontuais, mas no geral houve respeito às regras previstas. Isso foi determinante para que pudéssemos avançar e nos dá capacidade de continuar diminuindo os números da doença”, disse o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

VACINAÇÃO – O avanço na vacinação contra a Covid-19 no Estado também foi destaque na coletiva de imprensa. O secretário André Longo enfatizou as duas principais frentes, atualmente, nas estratégias de imunização: a proteção das crianças de 5 a 11 anos e a cobertura da dose de reforço nos adultos.   “Para continuarmos colhendo resultados positivos nessa luta contra a doença e também para continuarmos avançando no relaxamento das medidas de contenção do vírus, não há solução mágica. O caminho é avançar ainda mais na vacinação, seja na proteção das crianças de 5 a 11 anos, seja ampliando a cobertura da terceira dose nos adultos que tomaram a segunda há mais de quatro meses. As vacinas são seguras e estão mostrando, na prática, que são a nossa principal aliada para a proteção da vida e para superarmos esta pandemia”, destacou.

INFLUENZA – Atento ao período de sazonalidade das doenças respiratórias, André Longo informou ainda que o Governo de Pernambuco vai solicitar ao Ministério da Saúde o envio imediato de vacinas contra a Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Um primeiro lote foi entregue ao Programa Nacional de Imunizações na última sexta-feira (25.02), e um segundo lote, na segunda-feira (28.02), totalizando cerca de sete milhões de doses. Porém, até o momento nada foi encaminhado aos Estados. “É fundamental que essas primeiras doses sejam distribuídas imediatamente, em especial para os estados que têm a sazonalidade agora em março, como é o caso de Pernambuco. Precisamos iniciar o quanto antes a vacinação dos idosos e também das crianças mais novas”, enfatizou Longo.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 17.097.234 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.926.770 aplicações (cobertura de 89,32%). Do total, 6.757.861 pernambucanos (76,15%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.584.760 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 2.412.603 (cobertura de 36,53%).

Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh. No ambiente on-line, há as coberturas por grupo e por municípios, doses aplicadas x distribuídas por cidade, perfil dos vacinados (sexo, raça/cor). Há, ainda, as bases de dados para download. 

Confira o documento na íntegra:

FONTE: COMUNICAÇÃO SES-PE