A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (02/02), 7.806 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 100 (1,2%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 7.706 (98,7%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 712.083 casos confirmados da doença, sendo 56.252 graves e 655.831 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 23 óbitos (7 masculinos e 16 femininos), ocorridos entre os dias 14/05/2021 e 1º/02/2022. As novas mortes são de pessoas residentes de Araçoiaba (1), Garanhuns (1), Gravatá (1), Ibimirim (1), Ingazeira (1), Ipojuca (2), Itapetim (1), Lajedo (1), Olinda (1), Petrolândia (1), Petrolina (3) e Recife (9). Com isso, o Estado totaliza 20.682 mortes pela Covid-19.

Os pacientes tinham entre 10 e 93 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (2), 40 a 49 (2), 50 a 59 (1), 60 a 69 (3), 70 a 79 (8), 80 e mais (7). Do total, 18 tinham doenças preexistentes: doença cardiovascular (7), doença neurológica (5), diabetes (4), doença renal (3), hipertensão (2), doença hematológica (2), tabagismo (2), neoplasias (2), doença hepática (1), imunossupressão (1), doença respiratória (1) e doença de Alzheimer (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais seguem em investigação.

VACINA MAIS PERNAMBUCO – Desde a última segunda-feira (31/01), as equipes do programa Vacina Mais Pernambuco estão na ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (RMR), ofertando a vacinação contra a Covid-19 de porta em porta, principalmente em áreas de difícil acesso. Em dois dias de ação, já foram imunizadas 386 pessoas, sendo 135 com a primeira dose, 61 com a segunda dose e 190 com a dose de reforço. A iniciativa, do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), busca encontrar os bolsões de suscetíveis para ampliar a proteção contra a doença no Estado.

“Chegamos a um momento que tem pessoas que não tiveram acesso aos serviços, que não conseguiram se deslocar até os locais de vacinação. São pessoas que estão expostas. Se a gente não chegar, o quanto antes, até essas pessoas, elas podem ser as próximas a adoecer, complicar e morrer. Então é uma vacinação que a gente não está atrás de um grande volume, mas de achar pessoas e de garantir que todas sejam vacinadas”, afirma a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.

As equipes do programa, formadas por vacinadores e digitadores, conversam com a população, explicam a importância de se vacinar e buscam tirar as dúvidas daqueles que ainda têm algum medo ou desconfiança desse imunizante. “As pessoas que hoje estão sem vacina são pessoas que têm, de fato, alguma dificuldade ou o próprio descrédito na vacinação, e esse grupo é que vai ajudar a permanecer o número de casos e manter a alta transmissibilidade. Por isso que a gente precisa vacinar todos”, reforça Ana Catarina.

A ilha de Itamaracá é o primeiro local da RMR a ser beneficiado com a ação do Vacina Mais Pernambuco. Anteriormente, as equipes estiveram em nove municípios da Zona da Mata e Litoral Sul. 

Balanço do Vacina Mais – Desde 15 de dezembro de 2021, as equipes do Vacina Mais Pernambuco já aplicaram mais de 14,5 mil doses de vacinas. Foram beneficiadas pessoas dos municípios de Água Preta, Catende, Escada, Gameleira, Joaquim Nabuco, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul e São José da Coroa Grande, todos na Zona da Mata e Litoral Sul e que integram a III Gerência Regional de Saúde (Geres), além de Itamaracá.

Para elencar os municípios a receberem os profissionais, foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados. Todo esse trabalho vem sendo realizado pela equipe técnica do PNI-PE em parceria com a Geres de abrangência e os municípios beneficiados, além da Opas/OMS. Nas ações, além dos vacinadores, há registradores equipados com tablets para alimentar de imediato as informações no sistema oficial que agrega os dados de vacinados do país.

PFIZER PEDIÁTRICA – O Estado de Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (02/02), a quarta remessa de imunizantes pediátricos da fabricante Pfizer para a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos. O montante de 84.300 doses chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre e foi levado diretamente para sede do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), onde os imunizantes passam pelo processo de checagem e conferência de temperatura e são separados para encaminhamento às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).

As doses recebidas, conforme decisão do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, serão utilizadas para a ampliação da imunização com a vacina pediátrica da Pfizer para todas as crianças com faixa etária dos 5 a 11 anos. A primeira remessa desse imunizante pediátrico chegou ao Estado no dia 14/01; a segunda no dia 18/01; e a terceira no dia 26/01.

“É importante lembrarmos que, em decisão pactuada com os municípios, Pernambuco não exige prescrição médica para vacinação de crianças. Com a chegada de mais esta remessa, a vacina contra a Covid-19 da Pfizer está disponível para todo o público de 5 a 11 anos e basta estar acompanhado pelo pai, mãe ou responsáveis”, comenta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Caderneta – A SES reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.

CORONAVAC – A campanha de vacinação do público infantil contra a Covid-19 também recebeu reforço nesta quarta-feira (02/02). Dois voos aterrissam no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre trazendo, ao todo, 157.640 doses de Coronavac/Butantan, a segunda remessa encaminhada para Pernambuco e direcionada especificamente para as crianças. O primeiro voo pousou às 16h10 e o segundo está previsto para às 20h25. Os imunizantes devem ser utilizados para iniciar novos esquemas vacinais, ou seja, aplicação de primeiras doses.

O recebimento desse montante possibilitará o avanço por faixa etária nos municípios pernambucanos. O intervalo entre as doses é de 28 dias. “O Programa Estadual de Imunizações reforça com os gestores locais que este imunizante recebeu aprovação da Anvisa para ser utilizado apenas na faixa etária de 6 a 11 anos, excetuando as crianças imunossuprimidas. É importante que estejam atentos às especificidades da utilização dos dois imunobiológicos indicados para as crianças”, salienta a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo. “As cidades podem avançar de acordo com seus estoques e estratégias. Estamos encaminhando as novas doses para as Gerências Regionais de Saúde ainda esta semana”.

A superintendente relembra que a vacina está disponível nos postos e centros de vacinação organizados nos municípios, e que para efetuar a imunização das crianças estas precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou uma pessoa responsável. Será exigido um documento de identificação oficial da criança para fins de registro do imunizante. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) também reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil. Os municípios devem ficar atentos à recomendação e alertar os pais e responsáveis.

Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco já recebeu 18.332.883 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 5.044.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz; 4.287.253 da Coronavac/Butantan; 8.138.520 da Pfizer/BioNTech; 291.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer; 265.880 doses da vacina da Coronavac/Butantan para as crianças e 305.510 da Janssen.

BALANÇO DA VACINAÇÃO – Pernambuco já aplicou 16.031.432 doses de vacinas contra a Covid- 19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado (no dia 18 de janeiro de 2021).

Com relação às primeiras doses, foram 7.480.250 aplicações (cobertura de 84,29%). Do total, 6.591.053 pernambucanos (74,27%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 6.417.952 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.101 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.

Em relação às doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 1.960.129 (cobertura de 25,17%). Outras informações detalhadas sobre a população vacinada contra a Covid-19 estão disponíveis no Painel de Acompanhamento Vacinal, que pode ser acessado pelo https://bit.ly/3xteooh.

Confira o documento na íntegra:

FONTE: SES COMUNICAÇÃO