O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, participou, nos dias 28 e 29 de janeiro de 2026, em Brasília, da 374ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e da Reunião da Diretoria Executiva, reforçando a atuação do COSEMS-PE nos espaços nacionais de debate, deliberação e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A 374ª Reunião Ordinária do CNS, realizada no Ministério da Saúde, teve como pauta central o enfrentamento à hanseníase, com foco nos desafios relacionados à invisibilidade, ao preconceito e ao estigma da doença. Também estiveram em debate temas estratégicos como a bioeconomia das plantas medicinais e dos fitoterápicos na agricultura familiar, o financiamento do SUS, as relações de trabalho e educação na saúde e o acompanhamento da implementação do programa “Agora Tem Especialistas”.

Durante o encontro, foram analisadas diretrizes voltadas à redução das desigualdades regionais, à qualificação dos serviços especializados, ao fortalecimento da educação permanente e à ampliação da comunicação com gestores, trabalhadores e usuários do SUS. Também integraram a pauta a Política Nacional de Diagnóstico Laboratorial no SUS (PNDL) e as demandas da 18ª Conferência Nacional de Saúde, assuntos que impactam diretamente a organização e o planejamento dos serviços de saúde nos municípios.

Além da agenda no Conselho Nacional de Saúde, Elídio Moura e o vice-presidente da regional Nordeste que também é Conselheiro Fiscal do COSEMS – PE e Secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, também estiveram participando da Reunião da Diretoria Executiva, que reuniu dirigentes para discutir a conjuntura nacional da saúde, cenários de financiamento, emendas parlamentares, habilitações do Ministério da Saúde, recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Supremo Tribunal Federal (STF). A programação incluiu ainda atualizações sobre o programa Mais Médicos na Atenção Primária à Saúde, pautas da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e o calendário de congressos e eventos do CONASEMS e dos COSEMS.

“Estar presente nesses espaços de debate e decisão é fundamental para garantir que a voz dos municípios seja ouvida. As pautas discutidas impactam diretamente a gestão local do SUS e reforçam a importância de um diálogo permanente entre os entes federativos, sempre com foco no fortalecimento da Atenção Primária, no financiamento adequado e na redução das desigualdades regionais”, destacou o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura.

A participação do COSEMS-PE nesses encontros nacionais reafirma o compromisso da instituição com a defesa do SUS, o fortalecimento da gestão municipal de saúde e a atuação propositiva na construção de políticas públicas alinhadas às necessidades dos territórios pernambucanos e à consolidação do sistema público de saúde.