Na manhã desta quarta-feira (21), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco -COSEMS-PE participou da cerimônia estadual de diplomação dos Cursos Técnicos do Programa Mais Saúde com Agente (MScA), realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento reuniu agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, gestores, autoridades e convidados para celebrar a conclusão da formação técnica dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

O COSEMS-PE esteve representado por Leidjane Virães, secretária de saúde do município de Abreu e Lima, que acompanhou a solenidade e destacou a importância do momento para o fortalecimento da saúde pública. “Foi com grande alegria e orgulho que o COSEMS participou deste momento tão especial, que simboliza conquista, aprendizado, compromisso e, acima de tudo, cuidado com a vida. Celebramos hoje o esforço e a dedicação dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, profissionais que são o elo mais próximo entre o SUS e a população”, afirmou.

Iniciativa do Ministério da Saúde, o Programa Mais Saúde com Agente é desenvolvido em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa tem como objetivo a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), fortalecendo a atuação desses profissionais nos territórios e qualificando a atenção básica em todo o país.

Durante a cerimônia, foi celebrada a diplomação de cerca de 500 formandos do estado de Pernambuco, reconhecendo a dedicação, a perseverança e o compromisso desses profissionais com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado direto com as comunidades.

Para o COSEMS-PE, a qualificação permanente dos trabalhadores do SUS é fundamental para a construção de um sistema cada vez mais humano e o próximo das necessidades da população.