
O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, participou, nesta segunda-feira (15), da mesa de abertura da XI Conferência Municipal de Saúde de Ipojuca, que acontece no município e segue com programação até esta terça-feira (16). O evento tem como tema “Mais saúde para Ipojuca: um SUS acolhedor, controle social ativo e trabalho valorizado” e reúne gestores, trabalhadores da saúde, conselheiros e representantes da sociedade civil.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Carlos José de Santana, da vice-prefeita Marinalva dos Santos, da deputada estadual Simone Santana, do secretário municipal de Saúde, Neto Guerra, além de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério Público, da Câmara Municipal e dos conselhos de saúde. A participação do COSEMS-PE reforça o compromisso da entidade com o fortalecimento da gestão municipal do SUS e com os espaços democráticos de debate e construção coletiva das políticas públicas de saúde.

A programação da conferência contempla conferência magna, apresentações técnicas, grupos temáticos e plenária final, com debates voltados ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, à regionalização da média e alta complexidade, à Vigilância em Saúde, à participação e ao controle social, além da gestão, do financiamento e da inovação na organização dos serviços de saúde. As propostas construídas durante o evento irão subsidiar o planejamento das ações de saúde do município nos próximos anos.
Para Elídio Moura, as conferências municipais são espaços fundamentais para alinhar gestão, trabalhadores e sociedade civil na defesa do SUS. “Momentos como este fortalecem a democracia participativa e contribuem diretamente para a construção de políticas públicas mais resolutivas, humanas e alinhadas às reais necessidades da população”, destacou o presidente do COSEMS-PE.
