
A abertura da programação técnica do 77º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco, que está sendo realizado em Garanhuns, aconteceu com a mesa “Programa Aqui Tem Especialistas: Experiências da Operacionalização das OCI’s nos Territórios”, reunindo secretários municipais de saúde, gestores técnicos e representantes da rede complementar de todas as regiões do Estado.

A mesa, coordenada por Gessyanne Vale Paulino, Assessora Técnica da SAES/MS, contou com as apresentações de Abraão Melo, Diretor de Regulação de Palmares, representando o secretário Bruno César Camilo da Silva, e Conceição Sampaio, Diretora de Regulação de Jaboatão dos Guararapes. Os expositores compartilharam experiências práticas, desafios e estratégias adotadas na implementação e funcionamento das OCI’s em seus municípios.

Em sua fala, Conceição Sampaio destacou a integração entre níveis assistenciais e o papel central da Atenção Primária no processo. “Hoje trouxemos aqui a experiência do município na execução das OCI’s mostrando as estratégias desenvolvidas, a atuação da gestão, a articulação com a rede complementar e a atenção própria, a articulação entre atenção especializada, atenção primária em saúde e regulação, colocando toda a coordenação do processo na atenção primária em saúde, elegendo os usuários para o atendimento das OCI’s”, disse.

Já Abraão Melo ressaltou a importância do espaço de troca proporcionado pelo COSEMS-PE. “Eu queria agradecer o espaço do COSEMS-PE, pois essa é uma oportunidade única que dá esse espaço aos municípios para compartilharem suas experiências. Pra mim é muito válido, pois já estive presente em alguns outros encontros e esse me proporcionou um momento marcante onde puder me apresentar e me colocar à disposição dos participantes presentes”, contou.
A coordenadora da mesa, Gessyanne Vale Paulino, reforçou a relevância do tema e o impacto das experiências apresentadas. “A mesa trouxe um tema super atual sobre o ‘Agora tem especialistas’ e trouxe também a experiência que os municípios de Jaboatão e Palmares estão vivenciando com relação às OCI’s. Na verdade, é a grande mudança de modelo para o atendimento do paciente, uma vez que garante o diagnóstico em 60 dias. E os municípios citados estão demonstrando que essa mudança é possível”, finalizou.
O momento se destacou pela alta interação do público, composto por secretários municipais de saúde e gestores técnicos, que aproveitaram o espaço para sanar dúvidas, relatar realidades locais e dialogar sobre fluxos e pactuações. A etapa de discussão reforçou como o tema é sensível e prioritário para os municípios, abrindo espaço para alinhamentos essenciais.



