O COSEMS-PE marcou presença na 12ª Conferência Municipal de Saúde de Gravatá, realizada na quinta-feira (6), no Hotel Portal de Gravatá, que teve como tema “Fortalecer, Planejar e Participar: o SUS é nosso”.A Mesa de Abertura contou com a presença do prefeito de Gravatá, Padre Joselito Gomes; da secretária municipal de Saúde, Viviane Sansurjo e Iêda Campos, secretária de Saúde de Bezerros, que representou o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, além de demais autoridades locais e regionais.

O assessor técnico do COSEMS-PE, Severino Catão Rodrigues, foi o palestrante do evento, abordando o tema “SUS Digital”, iniciativa do Governo Federal que busca modernizar a gestão e a oferta de serviços públicos de saúde em todo o país. “Foi uma honra receber o convite da Secretaria de Saúde de Gravatá para ministrar a palestra da Conferência Municipal de Saúde e conversarmos sobre o SUS Digital, que é um programa do Governo Federal que veio para ficar,” contou Catão.

No turno da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para discutir propostas e elaborar diretrizes nos diferentes eixos temáticos, com posterior apresentação e votação na Plenária Final.

A Conferência reuniu gestores, trabalhadores, controle social, lideranças comunitárias, estudantes e usuários do SUS, em um espaço democrático de escuta, pactuação e construção coletiva das políticas públicas de saúde.

“Enquanto COSEMS-PE, reafirmamos nossa missão de apoiar as gestões municipais, promover o fortalecimento técnico e político do planejamento em saúde e garantir que as decisões sejam construídas a partir dos territórios, chegando aos espaços estaduais e nacionais de pactuação com legitimidade e representação”, disse Ieda Campos. “Seguimos somando esforços para que o SUS continue sendo uma política pública viva, construída por muitas mãos”, concluiu.