
Nos dias 29 e 30 de setembro, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), no Recife, sediou a Oficina de Transformação Digital na Assistência Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico no SUS. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e o COSEMS-PE, reunindo gestores e profissionais de saúde de todo o estado.
O objetivo da oficina foi capacitar profissionais e gestores para o uso das soluções digitais (eSUSAF, MedSUS, BNAFAR e RNDS), fortalecer o cuidado farmacêutico no SUS e formar multiplicadores regionais para disseminar estratégias que qualificam a Assistência Farmacêutica no Brasil.
Pernambuco à frente da transformação digital
Pernambuco foi escolhido como estado pioneiro para implantar o eSUS-AF, sistema que marca uma verdadeira transformação digital na assistência farmacêutica, substituindo o antigo Horus.
A nova plataforma traz modernidade, transparência e rastreabilidade em tempo real, acompanhando o trajeto de medicamentos e insumos desde a saída das Centrais de Abastecimento Farmacêutico até a dispensação ao usuário nas unidades de saúde.
Cinco municípios pernambucanos participam do projeto piloto: Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca (Região Metropolitana), Caruaru (Agreste) e Cedro e Salgueiro (Sertão).
Durante a abertura do evento, a vice-presidente do COSEMS-PE e secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, destacou a importância da iniciativa dizendo que “a implantação do eSUS-AF em Pernambuco simboliza um passo importante para o futuro da saúde, reforçando a parceria tripartite entre municípios, Estado e Ministério da Saúde, e consolidando o protagonismo do nosso estado na construção de políticas nacionais de vanguarda.”
A inovação fortalece a gestão pública municipal ao permitir que decisões sobre aquisição e distribuição de medicamentos sejam tomadas com base em informações técnicas e consistentes.