O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, participou nesta quarta-feira (10) da 370ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília. Representando os gestores municipais de saúde de todo o país, ele reforçou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a defesa das necessidades dos municípios em âmbito nacional.

“Estar presente no Pleno do Conselho Nacional de Saúde é fundamental para levarmos a voz dos municípios para o debate das políticas públicas. Nosso compromisso é fortalecer o SUS, garantindo que as decisões estratégicas reflitam a realidade da ponta do sistema e atendam às necessidades dos usuários em todo o Brasil. Seguiremos trabalhando para aproximar gestão e comunidade, construindo um SUS mais acessível, eficiente e justo para todos”, reforçou Elídio.

A reunião iniciou com a aprovação da pauta e da ata anterior, seguida de informes, justificativas de ausências e apresentação de novos conselheiros. Pela manhã, houve celebração dos 40 anos da 8ª Conferência Nacional de Saúde, dos 35 anos do SUS e o lançamento da 18ª Conferência Nacional. À tarde, os debates focaram em políticas para pessoas com distrofias musculares, no acompanhamento do programa “Agora Tem Especialistas” incluindo telessaúde e monitoramento do acesso à atenção especializada e na avaliação da Política Nacional para Doença Falciforme e Hemoglobinopatias.

A presença de Elídio Moura no maior fórum de deliberação do controle social da saúde brasileira evidencia o protagonismo da gestão municipal no debate de políticas públicas. Com voz ativa, ele leva pautas que refletem a realidade da ponta do sistema, aproximando as decisões estratégicas da vida cotidiana dos usuários do SUS.

Nesta quinta-feira (11), a pauta seguirá em Brasília, com temáticas importantes da saúde.