
Nesta segunda-feira (8), foi encerrado o X Congresso Norte e Nordeste do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Manaus. Pernambuco se destacou ao conquistar três premiações na Mostra Brasil Aqui Tem SUS, com trabalhos dos municípios de Palmares e São Lourenço da Mata, além de Carpina, que foi premiado na categoria especial Café com Banner.
Entre os trabalhos premiados, o município de São Lourenço da Mata apresentou “Monitoramento dos Indicadores e Fortalecimento da Atenção Primária”. Já Palmares abordou a saúde mental com a experiência “Monitoramento de Suicídio e Intervenção Psicológica na ESF: Ação Integrada de Saúde Mental na APS”.


A Mostra contou com 224 trabalhos inscritos, dos quais 120 foram selecionados para apresentação oral e 50 para apresentação em banners. Representando o COSEMS-PE, a coordenadora das apoiadoras, Alexandra Machado, participou da cerimônia e recebeu, ao lado dos técnicos municipais, as premiações.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso dos municípios pernambucanos em buscar soluções criativas e efetivas para melhorar a saúde da população. São experiências que fortalecem a rede e inspiram outros gestores em todo o país”, disse Alexandra.
Durante o evento, Pernambuco também esteve representado pelo conselheiro fiscal do COSEMS-PE e secretário de Saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, que apresentou a palestra “Fortalecimento da assistência farmacêutica na Região Norte e Nordeste: Experiências e caminhos para a equidade”. A mesa foi coordenada por Kauane Vasconcelos, da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, e contou ainda com a participação de Marcos Aurélio Pereira (DA/SECTICS) e Mie Muroya Guimarães (Secretaria Municipal de Saúde de Manaus – SEMSA).

“Procuramos considerar as especificidades de cada local para garantir um cuidado que dialogue com os desafios e atenda às necessidades de cada região. O projeto da Farmácia Viva apresentado busca diminuir as desigualdades no SUS e valorizar o saber popular através das plantas utilizadas para determinados tipos de tratamentos, respeitando a flora e as espécies de cada região.”, completou Artur.

Após três dias de debates, mesas temáticas e apresentações, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, fez um balanço da participação pernambucana e destacou a relevância do evento dizendo que “foi um congresso marcado por acolhimento, organização e temáticas muito pertinentes para os desafios atuais da gestão em saúde. Pernambuco teve uma participação expressiva, com reconhecimento nacional e trocas que vão fortalecer ainda mais nossa atuação”.
Ao final, também foi anunciada a próxima cidade-sede do Congresso: São Luís, no Maranhão, em novembro de 2026, além da leitura oficial da Carta Aberta do Congresso.