
O secretário de Saúde do município de Ibirajuba e integrante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Sócrates Bezerra, tomou posse nesta segunda-feira (4) como membro titular do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES-PE) para o biênio 2025-2027. A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, que empossou os 64 conselheiros, sendo 32 titulares e 32 suplentes.
O CES-PE é um espaço fundamental de participação e controle social no Sistema Único de Saúde (SUS), cuja missão é formular estratégias e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, incluindo seus aspectos econômicos e financeiros. O colegiado é composto por 50% de representantes dos usuários do SUS, 25% de trabalhadores da saúde e 25% de gestores e prestadores de serviços. A nova composição foi definida por meio de uma comissão eleitoral com regimento próprio e calendário amplamente divulgado.

“Foi um momento muito importante estar representando o COSEMS-PE no Conselho Estadual de Saúde. Trata-se de um espaço legítimo de diálogo e articulação, essencial para o fortalecimento das ações e serviços que serão executados tanto no estado quanto nos municípios”, destacou Sócrates Bezerra.
Para o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, a presença do representante municipal no CES-PE fortalece a governança do SUS. “Ter um integrante do COSEMS-PE no Conselho Estadual de Saúde é uma oportunidade ímpar de garantir que a voz dos municípios esteja presente nas grandes decisões do sistema”, acrescentou Elídio.
Com reuniões mensais ordinárias, o CES-PE acompanhará a implementação da política estadual de saúde e deliberará sobre os rumos do SUS em Pernambuco, promovendo a integração entre os entes federativos e a sociedade civil.
A cerimônia de posse contou ainda com a presença da secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti; do deputado estadual Joaquim Lira; da secretária de Administração, Ana Maraíza; da promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Helena Capela; e da representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Roberta Amorim.