Na manhã desta sexta-feira (18), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) recebeu representantes do Ministério da Saúde para oficializar a entrega do upgrade do equipamento de Radioterapia, como parte das ações do programa Agora Tem Especialistas. Representando os gestores municipais de saúde, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, participou da solenidade, que também contou com transmissão ao vivo via Zoom, aonde estiveram presentes o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, e o Secretário de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Dr. Mozart Sales.

Durante o evento, os apoiadores técnicos do programa, Jonatan Uchôa e Fabiana Santos, apresentaram os critérios de adesão e esclareceram dúvidas sobre o Agora Tem Especialistas. A mesa foi composta por importantes lideranças da saúde no estado: Silvia Rissin, presidente do IMIP; André Longo, diretor-presidente da AgSUS; Gil Brasileiro, diretor-presidente da FEHOSPE; Luciana Albuquerque, secretária de Saúde do Recife; Tereza Leitão, senadora; Tereza Campos, superintendente do IMIP; Noemy Alencar, da SES/PE; além de Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE, que destacou: “Nós que fazemos o COSEMS-PE enxergamos com grande alegria este upgrade de serviços que o IMIP traz aos tratamentos oncológicos. Reconhecemos a extrema preocupação com a saúde da população e nos colocamos à disposição para auxiliar esse processo que certamente salvará muitas vidas em nosso Estado”, enfatizou Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE.

A iniciativa representa um avanço significativo no cuidado oncológico em Pernambuco e reforça o compromisso do COSEMS-PE com o fortalecimento do SUS, garantindo acesso a tecnologias de ponta e a uma saúde pública cada vez mais qualificada para todos os pernambucanos.

Hospital do Amor, em Lagarto (SE)

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou via Zoom diretamente de Lagarto (SE), onde esteve presente na abertura de novos serviços de quimioterapia, radioterapia e braquiterapia no Hospital de Amor Interestadual de Lagarto (HAIL), que será certificado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Trata-se de uma iniciativa alinhada ao programa Agora Tem Especialistas, que estabelece ações para aumentar a capacidade de atendimento oncológico, uma das seis áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Com atendimento 100% SUS, essa instituição será referência no combate ao câncer para mais de 2,9 milhões de pessoas de 153 municípios dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia e Pernambuco.