Na manhã desta segunda-feira (8), o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE), Elídio Moura, conduziu uma reunião da Diretoria Executiva Ampliada, composta por gestores municipais e técnicos de saúde, como as apoiadoras regionais. O encontro teve como objetivo discutir temas urgentes e estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.

A abertura da reunião foi realizada por Renata Miranda, técnica do Projeto Angels Brasil, uma iniciativa internacional que busca qualificar o atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), tanto por meio da capacitação dos profissionais de saúde quanto pela conscientização do público infantil com o programa educativo “Fast Heroes”.

Durante o encontro, foi celebrado o reconhecimento do município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, como integrante da rede Angels Regions. A certificação é concedida pela farmacêutica global Boehringer Ingelheim a centros de excelência no atendimento ao AVC. Serra Talhada é, até o momento, o único município do Nordeste a receber esse selo, integrando uma seleta lista com outras sete cidades brasileiras reconhecidas internacionalmente.

Entre os pontos de pauta da reunião, foi destacada a agenda da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que ocorre nesta terça-feira (9), na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi. Dentre os temas em debate estão: a pactuação do Grupo Condutor RCPD, o Programa Mais Médicos Especialistas (etapas, serviços e vagas), os avanços do NGR (regimento e implantação), o monitoramento do PVVISA (ações e recursos financeiros), além da análise da sazonalidade da Influenza.

A reunião também abordou temas estratégicos como a preparação para o 76º Encontro do COSEMS-PE, que será realizado em agosto, o acompanhamento das cirurgias eletivas, os informes do Grupo Técnico do PRI, as diretrizes da nova Portaria nº 6.916/2025, e os encontros presenciais do Curso Saúde e Bem Viver.

“Nosso compromisso com a saúde pública é contínuo e coletivo. É ouvindo os gestores, construindo juntos e mantendo o diálogo permanente que conseguimos fortalecer o SUS em Pernambuco e garantir que as políticas públicas cheguem de forma efetiva a quem mais precisa”, afirmou o presidente Elídio Moura.