Na manhã da última sexta-feira (10), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) promoveu a primeira reunião do Núcleo Técnico de 2025, destacando a importância do planejamento e do alinhamento para acolher os novos gestores municipais de saúde.
Artur Belarmino, presidente do COSEMS-PE, em sua fala, ressaltou a relevância de preparar os secretários municipais para os desafios deste ano. Ele destacou que, em todo o Brasil, cerca de 4 mil novos secretários de saúde assumirão suas funções, e enfatizou a necessidade de ações colaborativas para garantir uma transição eficiente e integrada.
Mudanças e alinhamentos regionais
Na IV Região de Saúde de Pernambuco, por exemplo, já foram registradas 14 mudanças de gestores municipais. Durante o encontro, foi discutida a importância do trabalho conjunto com os apoiadores para realizar um levantamento atualizado e revisar os cadastros dos novos gestores.
Além disso, a reunião abordou a substituição de técnicos no COSEMS-PE, promovendo a renovação das equipes e garantindo a continuidade do suporte técnico às secretarias municipais.
Programação e oficinas em Gravatá
Como parte do planejamento estratégico, o COSEMS-PE também discutiu a programação de eventos para 2025, incluindo as oficinas temáticas que acontecerão durante o Seminário de Acolhimento dos Novos Gestores Municipais de Saúde, que ocorrerá em Gravatá nos dias 10 e 11 de fevereiro.
As oficinas são direcionadas a gestores e técnicos, e cada participante poderá se inscrever em apenas uma delas. Serão oferecidas apenas 50 vagas por oficinas, são elas: Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde, Saúde Digital, Planejamento e Orçamento da Saúde, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e Rede Alyne.
Estiveram presentes na reunião, o vice-presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, Dra. Zelma Pessoa. Dr. Humberto Moura, Dr. Edson Pessoa, Josefa Peixoto, Camila Sihler, Lucinha Peixoto, Inês Costa e Dr. Humberto Antunes.
O COSEMS-PE segue comprometido com o fortalecimento da gestão em saúde pública e o suporte técnico aos novos gestores municipais, garantindo avanços na saúde coletiva para toda a população pernambucana.