Encontro, realizado no Recife, deu início à construção do Plano de Ação do Programa SUS Digital em Pernambuco
Na manhã da última sexta-feira (30), ocorreu, nas dependências da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, mais uma Reunião Ordinária do GT Tripartite de Informações e Saúde Digital. O encontro aconteceu de forma híbrida (presencial e remota), onde foram iniciados, oficialmente, os trabalhos de construção do Plano de Ação do Programa SUS Digital em Pernambuco. Esta é a última etapa do Planejamento desse programa, que tem o prazo de 120 dias para ser concluído, a partir da Portaria que deverá ser publicada pelo Ministério da Saúde.
O Plano de Ação seguirá os eixos estruturantes do programa SUS DIGITAL, como: eixo 1 – cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; eixo 2 – soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; eixo 3 – interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.
“Durante o período de setembro a novembro, serão realizadas reuniões de “imersão” no Diagnóstico Situacional, pelo GT Tripartite de Saúde Digital, bem como reuniões remotas com os municípios, com trocas de experiências e exercício de planejamento das ações de saúde digital, também baseadas no Índice de Maturidade em Saúde Digital de cada município, com o envolvimento dos componentes do GCM e GCR”, complementou Severino Catão, assessor técnico do COSEMS-PE e integrante do GT Tripartite de Saúde Digital.
Em dezembro ocorrerão Oficinas macrorregionais de Planejamento, de forma presencial, visando consolidar os planos de Ação em Saúde Digital.
Estiveram presentes na reunião: Renan Freitas, Marilia Oliveira Frederico Jorge, Rodrigo de Melo, Petronila Queiroz, Thais Neves (SES/PE), Roberta Amorim, Aldilene Dortas e Rosano Carvalho (SEMS/SEINP/PE), Gustavo Godoy (Recife) e Catão, além de Michelly, Nilton (Jaboatão), Assis (Limoeiro) e Ronaldo (Venturosa), do COSEMS, que participaram de forma remota.