No período da tarde, o 74º Encontro do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco deu continuidade com a presença exclusiva dos gestores que fizeram parte da Assembleia Geral Ordinária (AGO), onde foi seguida a pauta do dia com a aprovação, por unanimidade, da prestação de contas do 1º quadrimestre de 2024 e a aprovação do Plano Anual de Atividades de 2025.
Logo em seguida, houve a eleição do cargo da 5ª suplência da Diretoria Executiva e homologação das substituições dos vice-presidentes regionais titulares e adjuntos, ficando da seguinte forma: para a quinta suplência da Diretoria Executiva, por meio de votação dos presentes, Ieda Rodrigues de Freitas, atual secretária de Saúde de Riacho das Almas. Em seguida, com o afastamento do vice-presidente regional adjunto II, Antônio Cláudio Borba de Paula Soares, do município de Caruaru, foi eleito, por unanimidade, Severino Aguinaildo de Lima, do município de Bom Jardim. Por fim, devido ao afastamento da vice-presidente regional adjunta IV, Pollyana Costa, de São Joaquim do Monte, foi eleito, Sérgio José Pereira da Silva, do município de Barra de Guabiraba.
Ainda na oportunidade, dando sequência à pauta da Assembleia Geral, houve a aprovação da alteração de alguns artigos do Estatuto do COSEMS-PE para alinhá-lo ao do CONASEMS. Especificamente, foram alteradas as nomenclaturas dos cargos da diretoria executiva e dos vices presidentes regionais, contidos nos artigos 11, 3º, 4º, 7º e 9º, 17, alínea “h”, 19, 20, 21, 23, 24 e 34, ajustando-se e assemelhando-se ao estatuto do CONASEMS.
“Agradeço a todos do Núcleo do COSEMS-PE, pois este foi um verdadeiro avanço e será motivo de orgulho”, reforçou o presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, que seguiu a pauta com o reajuste de contribuição logo após a posse dos novos eleitos da Diretoria Executiva Ampliada.
Na ocasião, foi apresentada uma tabela financeira com os novos reajustes dos repasses dos municípios, que não sofriam alterações há dois anos. A iniciativa visa estar em consonância com o CONASEMS e, principalmente, cumprir o Plano de Atividades de 2025.
Todas as aprovações foram feitas por unanimidade pelos secretários de saúde presentes, e a Assembleia foi encerrada com os informes gerais oriundos de encontros recentes ocorridos em Brasília. “São todos feedbacks positivos, onde Pernambuco mais uma vez se destacou por sua atuação nos números expressivos em vacinação, sendo possível enxergar claramente que nossas ações locais já servem de modelo do norte ao sul do país”, finalizou o presidente Artur Amorim.
O evento está ocorrendo na cidade de Pesqueira, agreste Pernambucano nos dias 29 e 30 de julho de 2024.