Na amanhã desta segunda-feira (29), na sede do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco – COSEMS/PE, foi realizada a Reunião de Diretoria Executiva Ampliada, que reuniu cerca de 30 participantes da região metropolitana do Recife e cidades do interior do estado.
A abertura foi feita pelo vice-presidente do COSEMSPE, Elídio Ferreira, que agradeceu a presença de todos destacou importância dos pontos discutidos na reunião. Em seguida, a primeira apresentação foi a acerca do Programa Mais Médicos, que está desenvolvendo um treinamento de médicos intercambistas. O foco da explanação foi mobilizar e fortalecer o contato com os gestores dos municípios que, em breve, vão receber os profissionais.
A reunião seguiu com a fala do presidente, Artur Belarmino, sobre a Portaria 3.492/2024 – Programa nacional de expansão e qualificação da atenção ambulatorial especializado no âmbito do sistema único de saúde (SUS). “Vamos agora, no mês de maio, nos reunir para a construção dos doze planos de ação regional na área da especialidade que vai ser em Recife”, comentou.
Na ocasião também foi feita uma avaliação do Congresso do COSEMS-PE 2024, levantando pontos importantes para alcançar ainda mais melhorias para a próxima edição de 2025. Além disso, foi feito um reforço do Congresso Nacional do CONASEMS, que acontece de 30 de junho a 03 de julho, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
A reunião seguiu com as pautas da Comissão Intragestores Bipartite – CIB que tratou de Cirurgias eletivas, Apresentação do GT de Óbito Relacionado ao Trabalho, Diagnóstico situacional da vigilância do óbito nos municípios de Pernambuco, Vigilância de população exposta a riscos de desastre, Apresentação do cenário Epidemiológico das arboviroses de PE, Caravana do piso de enfermagem e Protocolo de diagnostico laboratorial de arboviroses no Lacen/PE.
Outro destaque foi a construção de uma frente para fazer uma discussão com a secretaria estadual de saúde sobre alguns empreendimentos importantes na 1ª região de saúde. “Com essa frente vamos atras dos retornos nas áreas de rede materno-infantil, atenção básica, SAMU, e outros pontos prioritários que foram entregues na carta no início da gestão da secretaria estadual de saúde e é de suma importância que a gente retome”, acrescentou.
No horário da tarde, para finalizar, foi discutido o Encontro da Caravana do Piso de Enfermagem, no estado de Pernambuco.