A atenção primária à saúde, também denominada cuidados de saúde primários, é o componente dos sistemas de saúde destinado a prestar serviços essenciais de saúde para toda a população, sem distinção de raça, idade e patologia presente. Por causa disso, na tarde desta quinta-feira (18) durante o XIX Congresso do COSEMS-PE foram discutidos ações de abrangência do programa Mais Médicos, programa Médicos pelo Brasil e Saúde Bucal com os secretários municipais de saúde de Pernambuco.
Para o secretário de Saúde de Petrolina que coordenou a discussão, João Luís Nogueira, o XIV Congresso do COSEMSPE é um momento único e importante para levantar questões cruciais do SUS. “Uma sala bem prestigiada, lotada de secretários municipais. Muitas discussões sobre a saúde bucal, a Agência de Gestão do SUS e o que a gente quer é que essas portarias tenham durabilidade razoável para termos políticas públicas perenes. Neste Congresso, nós secretários nos tornamos alunos, trocando experiências exitosas que chegarão nos municípios de maneira muito eficaz para a população sair ganhando”, frisou.
De acordo com Renato Taqueo Ishigame, Coordenador de Saúde Bucal da SAPS do Ministério da Saúde, compartilhou os planejamentos com os coordenadores estaduais e tirou todas as dúvidas mostrando os valores dos financiamentos. “Temos uma grande expectativa de aumentar a cobertura da saúde bucal no país chegando até 2026 a uma cobertura de 75%. Hoje esse número gira em torno de 45% de cobertura da saúde bucal em todo o país, mas vamos chegar a número exitosos ao final da gestão do Governo Federal”.
Antônio Ribas, Gerente da Unidade de Ensino da Agência de Gestão do SUS, esteve na formação da mesa de discussão falando da Agência SUS, elogiou o evento pela presença de representantes fortes do Ministério da Saúde e secretários municipais. “Num momento que você consegue reunir temas relevantes como Azimut, saúde bucal, e os programas de provimento do Governo Federal, faz com que a gente possa ter um intercâmbio cada vez maior e uma qualificação cada vez maior dessas políticas. É tão importante para quem está na gestão municipal e também no Governo Federal, no meu caso na AGSUS, ouvir essas pessoas, levar as contribuições para dentro dos órgãos e ajudar a qualificar o monitoramento e aprimoramento das políticas”, reforçou.
Ainda estiveram presentes na mesa as apresentadoras Ligia de Gaia e Kimielle Cristina Silva, ambas da Coordenação do E-Multi/SAPS do Ministério da Saúde, a Secretária de Saúde de Limoeiro, Paloma Sonally e Leandro do Nascimento Lima da Silva, representante da Comissão Coordenadora Estadual do Programa Mais Médico e Médicos pelo Brasil.