Dado continuidade ao cronograma das atividades do Projeto Estratégico de Qualificação e Ampliação da Atenção Primária à Saúde de Pernambuco, foi iniciado, nesta segunda-feira (31), o ciclo de Oficinas Presenciais nas Macrorregiões. Os encontros, que visam o aprofundamento do diagnóstico da atenção primária de cada município, ocorrerão nas Macrorregiões de Saúde de Pernambuco, com a participação do Grupo de Trabalho Tripartite, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS/PE) e Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde.
Neste primeiro dia de oficinas, no auditório do Instituto Aggeu Magalhães, na Cidade Universitária, o Gestor de Projeto da Secretaria Nacional de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Augusto Viana, destacou que Pernambuco é o primeiro do País onde a pasta dá início à organização de uma nova metodologia de trabalho para a criação de um projeto de qualificação e ampliação da Atenção Primária em cada município. “Vamos construir isso juntos”, atestou. A meta é a construção de iniciativas para a articulação de estratégias, visando, entre outras ações, o melhor financiamento para cada localidade de acordo com suas especificidades.
Na ocasião, Zelma Pessôa, Secretária Geral do COSEMS/PE pontuou a relevância do pioneirismo de Pernambuco na construção de uma nova realidade para a Atenção Básica. “Representamos aqui o presidente do COSEMS/PE, Artur Amorim, e, através dele, todos os 184 secretários municipais de Saúde do Estado. Vislumbramos um novo caminho e mostraremos para todo o Brasil como desejamos a Atenção Primária, que é a porta de entrada da assistencia à saúde”, afirmou. Para isso, de acordo com a diretora-geral da Atenção Primária de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado, Eline Mendonça, “é fundamental a soma da experiência de cada município. Caminhamos de mãos dadas com o COSEMS/PE, que compõe, sobretudo, a Câmara Técnica da Atenção Primária”. Nesta terça-feira (01.08), a agenda segue em Caruaru (II Macrorregião). Na sequencia será a vez de Serra Talhada (III Macrorregião) e Petrolina (IV Macrorregião).