Os membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE) reuniram-se, na manhã da última terça-feira (11), para discutir e se preparar para a vacinação do público de 5 a 11 anos de idade contra a Covid-19. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta que os casos de positividade de Covid, especialmente após a confirmação da variante Ômicron, no Estado, são de 15%, o que resultam numa média de 400 a 500 casos novos por dia. A SES lembra a importância de manter as medidas profiláticas e farmacológicas, assim como o distanciamento social. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE) enfatiza a importância de os municípios esclarecerem os medicamentos injetáveis que estão em falta dentro deste processo.

No momento, a orientação do Ministério da Saúde é a de que as crianças sejam vacinadas com a Pfizer. O Comitê Estadual de Vacinação recomenda que, na primeira semana, sejam vacinados os pacientes com doenças neurológicas crônicas, com distúrbio de desenvolvimento neurológico com prioridade para portadores da Síndrome de Down e autistas por causa de dificuldade de utilizarem as máscaras, e as crianças indígenas. De modo que o número de vacinas disponibilizadas é, ainda, pequeno, a medida que novas doses forem disponibilizadas, o processo de vacinação no Estado irá avançando.

A SES alerta, ainda, sobre a epidemia de H3N2 dentro da pandemia de Covid-19. Existe grande probabilidade de que a Influenza esteja presente em todas as regiões do Estado.