
Na manhã desta quinta-feira (31/07), Caruaru foi palco do Seminário de Operacionalização das OCIs/PMAE, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). O encontro, teve como objetivo esclarecer dúvidas e alinhar estratégias para otimizar a operacionalização das OCIs em todo o território pernambucano.
A mesa de abertura do evento contou com a presença de: Elídio Moura, presidente do COSEMS-PE; Cláudia Agra, gerente da IV Gerência Regional de Saúde, representando a SES-PE; Rossano Freire, superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco; Carla Gomes, secretária executiva de Regulação e Atenção Especializada do município de Caruaru.
Em sua fala, o presidente do COSEMS-PE, Elídio Moura, destacou a importância do encontro. “Hoje é um dia importante para o fortalecimento da gestão em saúde. Estamos reunidos em Caruaru para a Oficina de Operacionalização das OCIs, um tema que tem gerado muitas dúvidas em todo o território pernambucano. O COSEMS-PE, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Superintendência do Ministério da Saúde em Pernambuco, promove esse momento de troca e alinhamento com o objetivo de esclarecer o processo e otimizar o trabalho de técnicos e secretários municipais de saúde em relação às OCIs em todo o Estado.”
Após a abertura, os participantes foram divididos em quatro salas temáticas, organizadas por macrorregiões de saúde (I, II, III e IV), para aprofundar a discussão sobre dúvidas, dificuldades e estratégias de operacionalização. Cada grupo contou com facilitadores do COSEMS-PE, técnicos da SES-PE e representantes do Ministério da Saúde (MS), que auxiliaram na construção de relatórios e propostas de melhoria.
A programação do seminário incluiu acolhimento, divisão de grupos, apresentações e síntese das discussões, encerrando com o compromisso de fortalecer a gestão municipal de saúde e qualificar a implementação das OCIs/PMAE em todos os municípios do estado de Pernambuco.









