No seu discurso de posse, a nova ministra da Saúde, a cientista e pesquisadora Nísia Trindade Lima, afirmou que irá trabalhar muito em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS e com os conselhos estaduais. “Já estamos trabalhando desde ontem, desde antes”, disse, registrando, inclusive, a presença do presidente do CONASEMS, Wilames Freire Bezerra.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante cerimônia de investidura no cargo. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (02/01/23), no auditório do Ministério da Saúde, em Brasília (DF) e contou com a presença de outros ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Cida Gonçalves (ministra da Mulher).

No discurso, Nísia Trindade afirmou que, à frente do Ministério da Saúde, quer fortalecer a produção local e o complexo econômico da saúde, dando ao Brasil autonomia na produção de vacinas e fármacos. A ministra reforçou que deseja estreitar as relações entre religião e ciência após o que chamou de “período de obscurantismo”. “Penso que as lideranças religiosas terão um grande papel na transformação da sociedade. Muitas estão sendo fundamentais na defesa da ciência, da vacinação e no cuidado da população”, reforçou. Destacou, ainda, que quer retomar a coordenação nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) por parte do Ministério da Saúde.

A nova ministra também adiantou a revogação, nos próximos dias, de normativas que, “ofendem a ciência, os direitos humanos e os direitos sexuais reprodutivos”. Os anúncios incluíram o combate ao racismo estrutural no SUS; a retomada do alinhamento da agenda da saúde mental à reforma psiquiátrica brasileira; a criação de uma política de atendimento às pessoas com sintomas pós-Covid; ações para reverter as baixas coberturas vacinais, como os “embaixadores da vacinação” espalhados pelo Brasil para incentivar a imunização; além do fortalecimento do programa Farmácia Popular.

Aos 29:28 minutos, ela faz a citação ao CONASEMS e aos conselhos estaduais.

Nós, do COSEMS-PE, desejamos todo sucesso ao novo governo e à nova ministra da Saúde.

Veja o discurso completo aqui