Durante os dias 18, 19 e 20 de novembro, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, aconteceu a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Na manhã da quarta-feira (20), foram entregues prêmios que reconheceram municípios de todo o país por suas inciativas em prol a vacinação. O município de Jaboatão dos Guararapes ganhou reconhecimento na categoria: “Prêmio CONASEMS – matéria jornalística: escrita e publicação em edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS”.

“A apresentação é um momento extremamente rico, uma vez que demonstra todos os esforços que os municípios realizaram pra poder alcançar e melhorar as metas das coberturas vacinais. O município de Jaboatão está de parabéns pelo empenho com o Programa Nacional de Imunização e o reconhecimento é mais do que merecido”, declarou Gessyanne Vale, assessora técnica do COSEMS-PE que esteve presente na premiação junto ao presidente Artur Amorim e ao vice, Elídio Moura. O trabalho do COSEMS-PE junto aos municípios é um compromisso que visa garantir que a população seja vacinada e que seja protegida contra as doenças imunopreveníveis.

O trabalho premiado na ocasião foi, “Experiência: Vacinação em instituição de longa permanência para pessoas idosas – ILPI: uma estratégia de cuidado na atenção à saúde de pessoas idosas institucionalizadas”.

“Jaboatão foi premiado com a experiência de vacinação da pessoa. A experiência foi apresentada pela coordenadora municipal da saúde do idoso, Keila Queiroz, e trouxe para casa um reconhecimento importante no trabalho incansável pela ampliação das coberturas vacinais. Estamos orgulhosos, felizes de ter o nosso trabalho reconhecido nacionalmente e isso é um fator de motivação para todos nós, que trabalhamos em prol da melhoria, da qualidade de vida e da garantia dos direitos em saúde da população de Jaboatão”, contou Dra. Zelma de Fátima, Secretária Municipal de Saúde da cidade.

II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS

Foram premiadas, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, 54 experiências que participaram da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O evento marcou o encerramento da iniciativa, que teve como foco contribuir com a ampliação da cobertura vacinal no Brasil.

Foram três dias de atividades que, além da apresentação das mais de 300 experiências selecionadas de imunização nos territórios, contemplaram um seminário sobre hesitação vacinal, a Oficina ImunizaSUS de Planejamento e Ação dos Cosems das Regiões Sul e Sudeste e a Reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais – Conares.